OPINIÃO

SR Getúlio Vargas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Getúlio Vargas revelou a capacidade aglutinadora da entidade. Com abrangência também nos municípios de Estação, Erebango, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto, o STR agrega um dos mais importantes setores da economia regional.

I I

Os prefeitos Pedro Paulo Prezzotto (DEM – Getúlio Vargas), Geverson Zimmermann (PSDB – Estação), Ênio Meregalli (PP-Erebango) e Mário Luis Ceron (PTB – Ipiranga do Sul) estiveram presentes. De igual modo os deputados federais Jerônimo Goergen (PP) e Luís Carlos Hainze (PP).  A Farsul foi representada pelo diretor João Piccoli, que deu posse aos novos dirigentes.

I I I

Como seria de esperar, o agrônomo Leandro Granella, que passou a presidência a Sidinei Beledeli, fez um balanço da gestão. Desde que a chapa dois, de oposição, venceu a eleição, o SR – Getúlio Vargas recebeu mais de 80 novos associados. Dentre as realizações, a construção do novo centro administrativo, 283 cursos e a reforma dos estatutos sociais.

I V

Integrantes da chamada bancada ruralista os deputados Goergen e Hainze tem sido o porto seguro para o setor. Os debates em torno do Código Florestal foram lembrados tantos pelos dirigentes do sindicato quanto pelos deputados. Mas o tema relacionado à questão indígena e quilombola pautou os discursos.

V

Os dois deputados progressistas, e também seus colegas Afonso Hamm (PP) e Alceu Moreira (PMDB), tem participando de audiências realizadas na região para a busca de solução do caso Mato Preto. Em que pese fazerem parte de partidos que integra a base do governo Dilma, estes parlamentares não poupam críticas e mantém um discurso de oposição.

V I

Longe de uma solução, o problema que envolve a disputa de terras na região, seja com os índios guarani ou com os quilombolas, vai permanecerem pauta. As manifestações feitas na posse dos novos dirigentes do SR pode ter sido apenas um indicativo da campanha eleitoral que se aproxima. 

Curtas:

# O governador Tarso Genro (PT) esteve em Erechim, Itatiba do Sul e Jacutinga na sexta-feira (14).

# Na agenda, a vistoria das obras de transposição do Rio Cravo, visita a Escola Professor Mantovani e ao Bloco Cirúrgico do Hospital Santa Terezinha.

# De Erechim a comitiva seguiu para o almoço com associados da Cresol em Itatiba do Sul, onde foram assinados contratos para comercialização de produtos da agricultura familiar com cooperativas da região.

# O roteiro encerrou em Jacutinga, com a abertura da 8ª Expocija e na sequencia a liberação de recursos para o Programa Mais Saneamento.

# O vereador Flori Esberci (PP) aceitou o convite do prefeito Geverson Zimmermann (PSDB) e assumiu na segunda-feira (10) a Secretaria da Agricultura.

# Com a licença do novo integrante do governo do município de Estação, sua vaga na Câmara foi ocupada pelo suplente Francisco Boschetto (PSDB).

# A Brigada Militar de Getúlio Vargas e Estação vão receber uma viatura através do Processo de Participação Popular e Cidadã.

# A entrega será realizada na segunda-feira (17), às 15 horas, no Calçadão da Praça Flores da Cunha.

# Na manhã de quinta-feira (13), a BM de Sertão recebeu uma caminhonete S-10, também da Consulta Popular, durante solenidade realizada em frente a Prefeitura Municipal.

Dito & Feito: A região do Alto Urugui recebeu quatro novos médicos cubanos do Programa Mais Médicos. Os profissionais, que chegaram recentemente, receberam informações sobre o trabalho durante encontro realizado em Porto Alegre. Eles já estão trabalhando nos municípios de Benjamim Constat do Sul, Erval Grande, Iratiba do Sul e Quatro Irmãos. Sertão foi o primeiro dentre os municípios da Amau contemplados com o programa.

 

Gostou? Compartilhe