Equipamento de Raio X do HMCS não está funcionando

Número de pessoas que esperam para a realização do exame não foi quantificado pelo município

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um dos equipamentos de raio X do Hospital Municipal Dr. César Santos está fora de funcionamento há pelo menos um mês. O hospital conta com dois aparelhos para a realização dos exames, ambos com mais de 20 anos de uso. De acordo com o diretor-geral Fabiano Bolner por serem equipamentos antigos, algumas peças são mais difíceis de serem conseguidas. Por outro lado ele destaca que está marcado para o dia 27 de março um pregão eletrônico para a aquisição de um novo equipamento de Raio X que substituirá um dos aparelhos em uso. O Hospital Municipal tem agendamento de exames de coluna até junho deste ano. 

O aparelho que não está funcionando apresentou um defeito em um gerador de alta tensão que foi substituído. No entanto, a empresa que fez a manutenção identificou um problema em um transformador e precisou levar a peça para fazer o reparo. “Estamos em contato com a empresa que está tentando entregar no menor prazo possível, mas a situação de serem equipamentos antigos ocasiona a dificuldade, por vezes, de conseguir peças”, reforça. Por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Saúde são realizados em média 1,2 mil exames de raio x por mês no Hospital Municipal. Bolner destaca que mesmo com um equipamento fora de uso foram realizados no último mês 890 exames. “Isso gera uma demanda reprimida, mas assim que o outro equipamento voltar a funcionar vamos buscar atender a todos”, pondera.

O diretor explica que os dois aparelhos servem para a realização dos exames, no entanto por serem mais velhos têm um custo de manutenção maior.

Gostou? Compartilhe