Outono começa em meio à chuva

Estação começa às 13h57 de hoje (20) já com as características que marcam o outono: transição e mudanças nas temperaturas

Por
· 1 min de leitura
Temperaturas máximas deste outono tendem a ficar um pouco abaixo do padrão climatológicoTemperaturas máximas deste outono tendem a ficar um pouco abaixo do padrão climatológico
Temperaturas máximas deste outono tendem a ficar um pouco abaixo do padrão climatológico
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir das 13h57 o Hemisfério Norte começa a viver uma nova estação, o outono, que já chega com suas principais características. Em sendo uma estação de transição, durante o outono é comum que acontecem condições meteorológicas comuns ao verão e ao inverno. Neste ano, por exemplo, a estação já chega em meio a uma área de instabilidade, com chuva e previsão de queda nas temperaturas no final de semana.

“No Sul do Brasil, a partir do outono, começam a entrar massas de ar frio sobre o continente, fazendo com que em algumas ocasiões as temperaturas atinjam valores relativamente baixos”, explica o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. Também não é incomum que após estes períodos de baixas temperaturas, elas comecem elevar gradativamente a temperatura do ar, o que é uma característica bastante peculiar desta época do ano.

Segundo Sampaio, quase sempre no outono predomina o céu limpo, os ventos fracos e as temperaturas se constituem em uma espécie de veranico, nem verão, nem inverno. “Algumas vezes, não muito frequentemente, mas acontece de termos a ter formação do que os meteorologistas chamam de geadas precoces, que são as que vêm um pouco antes do tempo. Para se ter uma ideia, a temperatura mais baixa em um outono em Passo Fundo foi no dia 29 de maio de 2007, quando fez -1,5ºC, com formação de geada forte. Isso não frequente e também não é raro, pois várias vezes acontecem temperaturas negativas no outono, especialmente em maio”, salienta.

Gostou? Compartilhe