Coletas de sangue suspensas no Hemopasso a partir de segunda

Medida atende a uma interdição cautelar determinada pela Anvisa após a vistoria realizada na última semana

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As coletas e processamento de sangue estão temporariamente suspensos no Hemopasso. A medida, que passa a valer a partir de segunda-feira (24) foi tomada após o relatório da Anvisa indicar a necessidade de uma interdição cautelar do local. Para chegar a este veredicto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou a vistoria anual, que é procedimento padrão em todos os hemocentros. O local foi avaliado pelos técnicos durante a última semana, quando foram apontados problemas estruturais e na coleta.

Apesar dos trabalhos terem ocorrido normalmente durante a última sexta-feira (21), o relatório final pedia a interdição e suspensão de alguns serviços até a adequação dos itens apontados. “Entregamos o auto de interdição ao Hemopasso, onde, a partir de segunda-feira estarão suspensas as coletas de sangue. Estivemos reunidos com o secretario de Saúde e com diretor do Hemopasso para verificar quais são as medidas que o município vai adotar”, explica o coordenador regional de Saúde, Luiz Fabrício Scheis.

De acordo com ele, também por se tratar de um momento de transição em que, em pouco mais de 10 dias, o gerenciamento do hemocentro passa das mãos do município para o estado, foram acionados técnicos da Secretaria Estadual de Saúde para que na segunda-feira (24) compareçam ao Hemopasso para fazer uma avaliação. “Acima disso tudo, temos que tranquilizar a população que a distribuição de sangue para os nossos estabelecimentos de saúde não será suspensa. Nós temos uma reserva técnica que será aproveitada nesse momento e também estamos buscando a unidade móvel de coleta de sangue da Hemorgs, de Porto Alegre, para caso venha a ser necessário que façamos a coleta de sangue, o processamento e distribuição aos estabelecimentos de saúde”, completa Scheis.

Solução conjunta

Já na sexta-feira, após o recebimento do auto de interdição, as primeiras medidas começaram a ser tomadas e, segundo o diretor do Hemopasso, Jaderson Pires, outras ações serão realizadas no final de semana. “Recebemos a notícia da medida cautelar através da qual vamos ter que adequar uma série de itens, alguns deles inclusive que dizem respeito ao ano de 2008, em relação à documentação, mas já estamos trabalhando para resolver esta situação”, salienta o diretor. De acordo com Pires, a intensão é trabalhar para liberar os serviços o mais rápido possível. “Não podemos esperar chegar a segunda-feira para começar a resolver, já estamos trabalhando”, ressalta.

Gostou? Compartilhe