Motoristas e cobradores das empresas Coleurb e Transpasso decidiram na manhã desta terça-feira, em assembleias realizadas em frente a garagem da Coleurb, manter a decisão de greve. Em horários de pico, foi sugerido que circule 50% da frota e em horários de menor movimento 30%.
Atual situação das empresas:
Coleurb
No início da manhã nenhum ônibus havia saído da garagem da Coleurb. Os trabalhadores apresentaram para a empresa 8 linhas de ônibus para voltar a funcionar. São elas: São João, Roselândia, Nene Graeff, Operária, Ricci, BR285, Lucas via Chicuta e Bom Recreio. Foram optadas essas linhas já que não são atendidas pelas outras empresas de transporte. Após reunião, os ônibus sairam da garagem para atuar no transporte da cidade.
Transpasso
Transpasso operou em horário de pico com 50% da frota e após será 30%.
Codepas
A empresa Codepas garantiu toda a frota para atender a demanda da cidade. Serviço é normal.
Greve
Ontem à tarde, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos Urbanos de Passo Fundo (Sindiurb) e das direções das empresas estiveram reunidos com o Ministério Público do Trabalho na tentativa de entrar em um acordo e evitar a greve da categoria. Segundo o coordenador da procuradoria do trabalho em Passo Fundo, Roger Ballejo Villarinho, a iniciativa partiu do órgão para evitar prejuízos a população com o início de uma greve no setor. “Não existe nenhum processo envolvendo a categoria no órgão. O Ministério Público se adiantou para promover uma proposta envolvendo ambos os lados e evitar a greve, pelo menos por alguns dias”, disse.
Os trabalhadores do transporte urbano querem um aumento de 7,5%, mas as empresas ofereceram 6%.
Atualizada às 10h08