Anvisa mantém interdição do Hemopasso

Conforme a Coordenadoria Regional de Saúde, não existe prazo estipulado para a vinda da equipe da Anvisa novamente a Passo Fundo e nem para desinterdição do local.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mesmo com as adequações realizadas nos últimos dias nos itens apontados pela vistoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está mantida a interdição cautelar do Hemopasso. A notícia foi recebida no final da tarde desta quarta-feira (26) pelo coordenador regional de Saúde, Luiz Fabrício Scheis. “Acabamos de receber o parecer da Anvisa pela manutenção da interdição cautelar”, comenta.

Segundo o coordenador, após o recebimento do relatório com as adequações realizadas pelo Hemopasso, a equipe de vigilância sanitária da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) novamente esteve no local fazendo uma vistoria para verificar as melhorias e readequações e enviou novo relatório à Anvisa, em Brasília. Entretanto, no parecer de retorno da Anvisa à CRS foi solicitada a manutenção da interdição cautelar.

“A partir de agora não temos qualquer previsão de liberação ou vinda da equipe da Anvisa para nova vistoria. Obviamente estamos tomando as medidas cabíveis para que busquemos garantir a coleta do sangue e também o fornecimento de sangue para toda a nossa região. Estamos em contato direto com o hemocentro do estado do Rio Grande do Sul, o Hemorgs, e estamos tomando todas as medidas necessárias, tranquilizando a população de que o serviço será mantido e de que o abastecimento de sangue está garantido”, afirma Scheis.

Relembrando o caso
As coletas e processamento de sangue foram temporariamente suspensos no Hemopasso desde a segunda-feira (24), após o relatório da Anvisa indicar a necessidade de uma interdição cautelar do local. Para chegar a este veredicto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou a vistoria nos dias 18, 19 e 20 de março. O local foi avaliado pelos técnicos que apontaram problemas estruturais e na coleta.

Veja também

--> Inquérito do MP sobre Hemopasso vem desde 2010
--> "Não vai faltar sangue ou qualquer outro hemocomponente", afirma diretor
--> 
Coletas de sangue suspensas no Hemopasso a partir de segunda

 

Gostou? Compartilhe