“As mulheres são os agentes de saúde da família, são o esteio da sociedade, mantêm a sociedade estruturada”. A declaração do médico cardiologista e autor do livro Pílulas Para Viver Melhor, Fernando Lucchese, abriu o IV Encontro Cooperativo Mais Mulher, realizado nesta terça-feira (25), na Gran Palazzo, em Passo Fundo. Dr. Lucchese falou sobre o tema “Viver muito e ser feliz é uma opção pessoal”.
Para o palestrante, esse tipo de encontro tem uma missão. Não só de ensinar as pessoas se organizar em termos de saúde, mas principalmente lançar o tema felicidade. “As mulheres tem um papel importantíssimo na família. Estudos mostram que as relações familiares estão em primeiro lugar na lista de fatores que afetam a felicidade, seguidas por situação financeira e trabalho”. Lucchese lembrou que doenças da alma como raiva, inveja e vaidade podem causar doenças do corpo. Disse também que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 50% das pessoas infartadas estão ou já foram deprimidos.
Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Milton Rossetto, o evento tem grande importância não só para valorizar as mulheres, mas por permitir um momento de reflexão, reconhecimento e integração. “Hoje, a mulher representa mais da metade da população brasileira. São chefes em quase 40% das famílias do Brasil, tem o nível de escolaridade maior do que o dos homens e coordenam importantes processos de políticas públicas do país”, destacou Rossetto, salientando o Programa Bolsa Família. “O Bolsa Família trabalha com mais de 20 milhões de reais, é um dos programas com menor custo e só tem resultado positivo porque está nas mãos das mulheres. Esses recursos do Bolsa Família ajudam a fomentar a economia dos nossos municípios, dos nossos estados e dão autonomia para as mulheres”, acrescentou.
Rossetto também falou sobre as políticas públicas constituídas para as mulheres. “No Estado, na gestão do governador Tarso Genro, foi criada a Secretaria de Políticas para as Mulheres, ligada diretamente à Casa Civil e ao Gabinete do Governador, e a partir disso se estruturou um conjunto de políticas públicas importantes para a defesa dos direitos e no combate a violência contra a mulher”.
O IV Encontro Cooperativo Mais Mulher é realizado pelo Sicredi e promovido pela Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Rede Super Útil de Supermercados e prefeituras de Passo Fundo, Ernestina, Mato Castelhano, Coxilha e Pontão.
Agroindústrias Familiares
Pela primeira vez, houve uma exposição de produtos das agroindústrias familiares de Passo Fundo, cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, e de um empreendimento de turismo rural. De acordo com o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Alessandro Davesac, o objetivo foi divulgar e demonstrar a diversidade produtiva local. “Tanto as agroindústrias quanto o turismo rural são oportunidades de geração de renda dentro da propriedade, além de serem excelentes alternativas para incentivar a permanência dos jovens no meio rural”, avaliou.
Emater/RS-Ascar