OPINIÃO

Fontes em Off - 27/03/2014

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Bairro a Bairro
A 3ª edição do programa Bairro a Bairro da Prefeitura de Passo Fundo será realizada na Vila Luiza, no sábado (29), às 14h, na rua Gervásio Annes, em frente ao Cais. O programa tem o objetivo de levar para os bairros de Passo Fundo os serviços prestados pelo município. Confira os serviços e atividades previstos: ginástica laboral; apresentações artísticas; corte de cabelo, massoterapia e manicure; obras de melhorias nas ruas; orientações sobre a dengue e atendimento da rede pública de saúde; serviços de iluminação; distribuição e plantio de mudas; escolinha de trânsito; orientações sobre o Cadastro Único, Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Projovem, entre outros; cadastro para a regularização fundiária; cadastro e informações sobre moradia; orientações sobre direitos do consumidor; e cadastro e orientações sobre microcrédito.

Autismo
A Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com a Associação Médica do Planalto (Ameplan) e o Programa Pró-Saúde, convidam para a mesa-redonda sobre o tema Avanços e desafios para atenção integral no Autismo. O evento acontece na quarta-feira (02), às 10h30, no Centro de Eventos da UPF, Campus I. A data é marcada por ser o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. A coordenação da mesa é da representante da Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA), Rosângela Cruz. Para debater o assunto, foram convidadas a neuropediatra Maria Sônia Goergen, de Porto Alegre, e a psicopedagoga Lucia Helena De Bortoli, de Passo Fundo. Interessados em participar devem se inscrever pelo site www.upf.br/saudeupf ou pelo telefone (54) 3316-8100, ramais 5090 e 5091. As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas.

Sustentabilidade
Religiosas, gestores e equipes de referência da Rede Notre Dame participaram na terça-feira (25), de um workshop sobre sustentabilidade ministrado pela administradora de empresas especializada em Marketing, Andrea Goldschimidt. Com o tema “Sustentabilidade Gerencial”, o estudo desenvolvido durante todo o dia, na Casa Santa Cruz, em Passo Fundo, propôs ferramentas para a elaboração de projetos sustentáveis e estratégias para evitar o desperdício, na mantenedora da Rede de Educação Notre Dame, da Rede de Hospitais Notre Dame e das Entidades Sociais Notre Dame e suas obras.

Contrato com Estado I
Duas empresas de Passo Fundo foram contratadas para fornecer itens de alimentação para o Presídio Regional de Passo Fundo, de julho a dezembro deste ano. As licitações para a compra de carne, leite, pão e não-perecíveis ocorreram em fevereiro na Câmara Municipal de Vereadores. Os processos fazem parte do Programa de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (Fornecer), da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), executado pela Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic). As empresas vencedoras dos pregões de pão e leite, Robson Lago e Teva Transportes Ltda, respectivamente, têm sede na cidade. O lote de carne ficou por conta da empresa Zelmi Dallagnol & Cia Ltda, de Soledade e os não-perecíveis com Felline Comércio de Alimentos Ltda, de Santa Rosa. Os itens de alimentação vão abastecer o presídio, que tem cerca de 577 apenados.

Contrato com Estado II
O aporte total de recursos no município com a compra dos produtos para o segundo semestre deste ano será de R$ 619.744 mil. A economia em Passo Fundo, em relação ao primeiro semestre de 2011, quando as compras ainda eram centralizadas, será de R$ 136.511 mil, o equivalente a 18,05%. Para o secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, os pregões presenciais são importantes não só para gerar economia aos cofres públicos, mas principalmente para movimentar a economia local, em uma relação bastante direta com o município, garantindo ainda a qualidade dos produtos.

Agentes de trânsito
Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o parecer favorável do deputado Dr. Basegio (PDT) ao Projeto de Lei nº 209 que fixa condições mínimas para a atividade de agente de fiscalização de trânsito. O parecer recebeu oito votos favoráveis e dois contrários. Entre os requisitos indispensáveis para o exercício da profissão, segundo a matéria, estão possuir ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação - categoria B, além da realização de um teste de aptidão física, de avaliação psicológica e investigação social de caráter eliminatório. O projeto também torna obrigatória a conclusão de um curso de formação e de reciclagem, além de estabelecer questões relativas à insalubridade.

Marco Civil
Após cinco meses de polêmica e intensos debates, a Câmara aprovou ontem (25), o projeto do Marco Civil da Internet (PL 2.126/11). Os deputados aprovaram o texto em votação simbólica. Desde 28 de outubro de 2013, o projeto passou a trancar a pauta da Câmara. O projeto define os direitos e deveres de usuários e provedores de serviços de conexão e aplicativos na internet. A aprovação abre caminho para que os internautas brasileiros possam ter garantido o direito à privacidade e à não discriminação do tráfego de conteúdos. O texto agora segue para o Senado e, caso seja aprovado lá também, irá para sanção presidencial.

Gostou? Compartilhe