O prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo está entre os 30 finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com o projeto Prefeitura do Interior. A final do Prêmio será no dia 17 de abril, em Porto Alegre. Os projetos apresentados foram avaliados pelo Conselho Deliberativo do Sebrae entre as 70 cidades que se inscreveram para concorrer à distinção. O evento irá apontar os grandes vencedores da oitava edição do prêmio, realizado a cada dois anos, que é um reconhecimento estadual e nacional aos melhores projetos municipais que fomentam o empreendedorismo e o desenvolvimento regional através de políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas. Para escolher os 30 melhores projetos, a Comissão Julgadora levou em conta aspectos como metas alcançadas, percentual de pequenas empresas beneficiadas, relação entre recurso utilizado e os resultados alcançados, entre outros. “Antes de chegar para a análise do Conselho Deliberativo, os projetos passaram por um criterioso processo de avaliação, com técnicos de seis Estados da Federação”, explica a gestora do prêmio no Sebrae, Tangriane Forest.
O presidente do Sebrae, Vitor Augusto Koch, enfatiza o fato de o Conselho Deliberativo ter escolhido os vencedores “o que dá credibilidade e mostra a isenção do processo, pois o colegiado é formado por representantes de 15 entidades e instituições”. Para Koch, o reconhecimento aos administradores municipais que fazem a diferença na economia do Rio Grande do Sul “é justo e necessário, pois estimula que mais prefeitos coloquem em prática projetos de estímulo aos pequenos negócios, contribuindo com a missão do SEBRAE/RS”.
Quais são as prefeituras
* Agudo, prefeito Valério Vili Trebien;
* Alegrete, prefeito Erasmo Guterres Silva;
* Balneário Pinhal, prefeito Luiz Antônio Palharin;
* Camaquã, prefeito João Carlos Fagundes Machado;
* Canoas, prefeito Jairo Jorge da Silva;
* Casca, prefeito Alan Martins das Chagas;
* Cerro Grande, prefeito Alcione Moi;
* Derrubadas, prefeito Almir José Bagega;
* Erechim, prefeito Paulo Alfredo Pólis;
* Gramado, prefeito Nestor Tissot;
* Harmonia, prefeito Carlos Alberto Fink;
* Lajeado, prefeito Luiz Fernando Schmidt;
* Maratá, prefeito Fernando Schrammel;
* Passo Fundo, prefeito Luciano Palma de Azevedo;
* Pejuçara, prefeito Eduardo Buzzatti;
* Porto Alegre, prefeito José Fortunati;
* Rio Grande, prefeito Alexandre Duarte Lindenmeyer;
* Rosário do Sul, prefeito Luíz Henrique Oliveira Antonello;
* Santa Maria, prefeito Cezar Augusto Schirmer;
* Santiago, prefeito Júlio César Viero Ruivo;
* São Lourenço do Sul, prefeito José Daniel Raupp Martins;
* São Pedro do Butiá, prefeito José Henrique Heberle;
* São Sebastião do Caí, prefeito Darci Jose Lauermann;
* Soledade, prefeito Paulo Ricardo Cattaneo;
* Tapes, prefeito Sílvio Luis da Silva Rafaeli;
* Tio Hugo, prefeito Verno Aldair Muller;
* Tiradentes do Sul, prefeito João Carlos Hickmann;
* Travesseiro, prefeito Ricardo Rockenbach;
* Vale Real, prefeito Edson Kaspary;
* Venâncio Aires, prefeito Airton Luiz Artus
Projetos
Os projetos vencedores das seis categorias da 8ª edição em nível estadual estarão classificados para a grande final nacional, que ocorrerá em maio, em Brasília. As categorias da 8ª edição são:
* Melhor Projeto Estadual;
* Lei Geral Implementada;
* Compras Governamentais;
* Desburocratização;
* Pequenos Negócios no Campo;
* Novos Projetos;
Última edição
Na edição 2011/2012, o município de Farroupilha foi o vencedor na categoria Melhor Projeto Estadual. Os ganhadores nas demais categorias foram Santana do Livramento (Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais); Porto Alegre (Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual); Alegrete (Lei Geral Municipal); Santa Maria (Médios e Grandes Municípios); Osório (Crédito e Capitalização); e Caxias do Sul (Promoção do Desenvolvimento Rural), vencedor, também, dessa categoria na etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.