Município inicia processo de adesão ao SISBI e SUSAF

A adesão aos programas, tanto ao SISBI quanto ao SUSAF, permite a comercialização dos produtos de agroindústrias familiares em todo o Estado, além do município de origem.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dando continuidade ao trabalho de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria do Interior e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), encaminhou ainda uma solicitação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Origem Animal (SISBI).

O pedido foi realizado ainda no ano passado. “Neste ano, após reestruturação do SIM, solicitamos a auditoria prévia do SISBI e, paralelamente, iniciamos o processo de adesão ao SUSAF (Sistema de Unificação Estadual de Sanidade Agroindustrial), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio”, explicou a secretária do Interior, Liliane Rebechi.

A adesão aos programas, tanto ao SISBI quanto ao SUSAF, permite a comercialização dos produtos de agroindústrias familiares em todo o Estado, além do município de origem. Segundo a secretária Liliane Rebechi, o objetivo das adesões é agilizar a fiscalização por meio do Serviço de Inspeção de cada município, atestando a qualidade do produto final.

“Quando atestada a sanidade, o produto receberá um selo de identificação de origem. Isso permitirá a comercialização em todos os municípios gaúchos, fomentando desta forma, as agroindústrias de diferentes portes e colaborando para um processo de democratização econômica”, explicou.

Gostou? Compartilhe