OPINIÃO

Fontes em Off - 28/03/2014

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Gestão pública
 
O Tribunal de Contas do Estado promove, no dia 3 de abril, o Seminário Técnico de Gestão Pública Municipal, em parceria com a Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena do TCE-RS e Universidade de Passo Fundo. O presidente do TCE-RS, Cezar Miola, fará o encerramento do evento, com a palestra “O acesso à informação pública e o controle externo”. A abertura será às 15h com o diretor de controle e fiscalização do TCE-RS, Léo Arno Richter, que falará sobre o novo critério para emissão de parecer prévio e julgamento das contas dos administradores municipais. A partir das 17h30, haverá o lançamento do Núcleo de Gestão Pública e a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Tribunal e a UPF. As inscrições podem ser realizadas diretamente na Universidade de Passo Fundo.

Encontro

A Coordenadoria da 7ª Região Tradicionalista realiza no próximo domingo (30) o 215° Encontro Regional de Patrões e Lideranças Tradicionalistas e o XVI Seminário Regional de Prendas e Peões. O evento, que acontece no CTG Lalau Miranda, a partir das 9 horas tem como objetivo discutir o calendário de eventos da 7ª Região Tradicionalista em 2014 e ainda os Festejos Juninos RS e Conhecendo a lida de Galpão.

Desenvolvimento
Na última quarta-feira (26), aconteceu o terceiro encontro do grupo de trabalho formado por empresários do setor da construção civil e representantes da prefeitura municipal.  A comissão criada em julho de 2013, busca analisar e propor melhorias para assuntos importantes do município, como o Plano Diretor, revisão quanto a recuos frontais em zonas onde já existem prédios construídos no alinhamento, também pontos importantes como aprovação de projetos, critérios de avaliações, regramento nas construções, andamento dos trâmites administrativos, entre outras questões.

Ditadura
O Museu Histórico Regional da Universidade de Passo Fundo realiza exposição Mídia e Ditadura e Ditadura na Mídia, que reúne obras do período que marcou a história do Brasil e do seu povo. A mostra estará aberta dia 1º de abril até 25 de maio. A programação, começa na segunda-feira, 31 de março, às 20h, quando ocorrerá uma palestra no Teatro do Sesc sobre a temática da mostra. Participarão da discussão a psicóloga Dagmar Carvalho, o professor do curso de História da UPF, Luiz Carlos Golin, o escritor Rui Oliveira, e o professor de História José Ernani Almeida. Horários: terça a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min e aos sábados e domingos, das 13h30min às 17h30min. Informações pelos telefones (54) 3316-8586 e (54) 3316-8587.

Copa 

Com 31 votos favoráveis e 19 contrários, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 17 2014, do Executivo, que institui o Programa de Apoio à Realização de Grandes Eventos Esportivos no Estado em 2014, visando promover a realização de projetos relacionados a estruturas complementares e temporárias necessárias à realização da Copa do Mundo no âmbito do complexo do estádio Beira-Rio, que sediará os jogos oficiais do evento, através da concessão de incentivo fiscal de até 25 milhões de reais às empresas que financiarem as obras do entorno do estádio. As empresas, conforme a proposta, que apoiarem financeiramente o projeto poderão compensar até 100% do valor aplicado com o ICMS a recolher.

Dilma
A popularidade do governo da presidente Dilma Rousseff caiu em março, na comparação com novembro do ano passado, segundo indicadores da pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o levantamento, o percentual da população que avalia o governo dela como ótimo ou bom caiu de 43% para 36%. A aprovação da maneira de governar caiu de 56% para 51% no mesmo período. De acordo com a CNI, a parcela da população que confia na presidenta caiu de 52% para 48%, mas essa diferença está, segundo a entidade, no limite da margem de erro. A pesquisa CNI-Ibope fez 2002 entrevistas em 141 municípios, entre os dias 14 e 17 de março.

Malaysia Airlines
Imagens registradas por um satélite da Tailândia mostram cerca de 300 objetos flutuando no Oceano Índico. O local fica a aproximadamente 200 quilômetros de onde foram detectados 122 objetos por outro satélite e as equipes internacionais de resgate procuram o avião da Malaysia Airlines desaparecido desde o dia 8 de março. Os objetos estão espalhados por uma área de 450 quilômetros quadrados no Oceano Índico, a 2,7 mil quilômetros a sudoeste da cidade australiana de Perth. O avião da Malaysia Airlines desaparecido decolou no dia 8 de março de Kuapa Lumpur, na Malásia, com destino a Pequim, na China. A bordo estavam 227 passageiros e 12 tripulantes. O avião desapareceu dos radares 40 minutos depois da decolagem.

Gostou? Compartilhe