Destino final da Romaria de Nossa Senhora Aparecida, o Santuário em homenagem a santa é, também, um dos lugares mais frequentados pelos passo-fundenses nas tardes de domingo. A calmaria da natureza e o clima espiritualizado do local são atrativos para uma sociedade que, durante toda a semana, corre em meio a tarefas cotidianas. Quem trabalha lá sabe disso e decidiu chamar um pouco mais a população para perto de Nossa Senhora: a partir de abril, o Santuário passa a oferecer, além da missa nos domingos pela manhã, uma celebração na parte da tarde, às 16h.
No início do ano, a Arquidiocese de Passo Fundo realizou as transferências de padres entre as paróquias. Padre Mateus Danieli, antes atuante na Catedral Nossa Senhora Aparecida, foi nomeado reitor do Santuário e é o padre responsável por animar a vida do espaço. Também no início do ano, a paróquia do Santuário foi desfeita e tanto a capela do local quanto as comunidades que faziam parte dela direcionadas para a Paróquia São Vicente de Paulo. “O Santuário tem vida própria. Mas queremos que as pessoas comecem a sentir esse lugar como seu, que não seja apenas na Romaria, mas seja sempre movimentado”, comenta o padre. A partir da vontade de movimentar o local, surgiu a necessidade de um novo horário de celebração. Todos os domingos, o Santuário abre as portas às 8h30 para a missa e, a partir do próximo mês, as portas se abrirão, também, às 16h.
A proposta do Santuário, como explica o Pe. Mateus, é trabalhar com o slogan “Santuário de Aparecida: casa da Mãe, lugar de irmãos” e convidar as pessoas a também passarem a tarde um pouco mais perto de sua fé. “A devoção do povo a Nossa Senhora Aparecida é muito bonita e precisa ser valorizada. Além do mais, no domingo a tarde, o santuário já é frequentado pelas famílias que vem passar alguns momentos de lazer. Queremos oferecer aso devotos um espaço de oração e evangelização.”, explica Pe. Mateus.
Além das missas no domingo, o Santuário funciona, durante a semana, com o atendimento das pessoas – na secretaria e com direção espiritual e confissões. Também, todo dia 12 de cada mês, o Santuário recebe a missa em preparação a Romaria de Aparecida. Entre as propostas para os próximos meses, Padre Mateus explica que a intenção é proporcionar, também, um lugar para que os devotos tragam suas promessas e possam ser atendidos de melhor forma.
Foto