Ruas
O nome de ruas conta parte da história de nossa cidade. Impressionante como ficamos sabendo das lutas e vitórias de muitas pessoas que fizeram a diferença. Dias destes visitei o Lar dos Idosos da Fundação Lucas Araújo e me deparei com o retrato de uma senhora e não pensei duas vezes para perguntar quem era ela. Irmã Carmela me disse que aquela senhora “Modesta Vanzo” foi a primeira presidente do grupo de mulheres que trabalhavam voluntariamente com causas sociais e depois resultou no que atualmente é a Fundação Lucas Araújo.
Modesta Vanzo
Tenho falado muito em Modesta Vanzo e seguidamente converso com o secretário de Obras João Bordin e prefeito Luciano Azevedo sobre ela, mas não da pessoa desta senhora e sim sobre a rua que leva seu nome. Rua onde moram meu amigos Makiella Formelh, Anísio Silveira e Adenir Vantzen é que será pavimentada pelo PAC II etapa dois. Com muita honra a rua leva o nome de uma mulher que pensou em toda a sua vida na comunidade. Parabéns Modesta Vanzo e que sua vida sirva de exemplo para todos nós.
Gervásio Joaquin
A última rua da comunidade do Parque do Sol leva o nome do líder comunitário Gervásio Joaquin que foi um dos fundadores do Bairro Integração e construiu, com seus companheiros, o PSF Adolfo Groth e sede Joaquin Oliveira. Lutou por muitas obras erguidas naquela região. Gervásio é referência para aqueles que desejam de aventurar no momento comunitário, pois além de pedir conferia se era feito. Não foram poucas as vezes que em cima da patrola mostrava as ruas que precisavam do serviço.
Silvino Rosa Azeredo
Na mesma comunidade vemos o nome daquele que recebeu em sua casa os primeiros líderes do Integração. Foi na varanda do Silvino e Thereza que a APROSCHIS foi fundada e as primeiras bandeiras foram levantadas: água encanada, linha de ônibus e iluminação nas ruas. Voz forte e posição firme, Silvino não deixava para depois o que tinha que ser dito no momento. Foi um grande líder e hoje denomina a penúltima rua do Parque do Sol.
Antônio Carlos Scheffer
O alemão foi funcionário da CEEE, engenheiro agrônomo e apaixonado pela natureza. Quando poucos falavam em cuidar do meio ambiente o nosso grande amigo “alemão” e seu companheiro de luta Paulo Fragomeni atuavam de forma firme no plantio e na divulgação das espécies. Ele emprestou seu nome para uma das ruas no Parque Recreio.
Pedro das Almas
Nosso grande amigo que denomina uma das ruas do Parque Recreio foi um agricultor das Tunas e que na década de 80 veio para Passo Fundo. Humilde e pacato foi líder comunitário e como assador colaborava com as ações das associações de moradores da Ipiranga e Schisler. Plantava mandioca, milho e feijão nos terrenos baldios.
Darci Canabarro
Este denomina uma das ruas no Loteamento Menino Deus e além de líder comunitário foi integrante da valorosa Brigada Militar. Homem de opinião e que não ficava em cima do muro e quem teve o prazer de conviver com ele aprendeu muito sobre dignidade e fraternidade. Morreu em plena atividade quando agiu em um assalto de ônibus. Este era Darci, um homem que não ficava quieto diante das injustiças.
Serafim Lemos de Mello
Foi delegado em Passo Fundo e conhecido pelos métodos firmes nos interrogatórios. Serafim ficou conhecido por combater a vagabundagem na rua e com ele não tinha conversa “ta fazendo o que na rua esta hora” dizia o delegado para os grupinhos das esquinas depois das 22h. Seu nome denomina a rua na Vera Cruz.
SAMI
A SAMI precisa de cimento para concluir sua obra que abrigará a EMEI e ainda do CEPIA. Com mais de sessenta anos, a instituição hoje representa uma referência para aqueles que dedicam seu tempo às crianças. Visite a obra na Rua Moron e faça a sua doação.
Trânsito
Repetir o que todos falam é fácil, mas na verdade o nosso trânsito precisa de obras e mudanças de hábitos por parte dos motoristas e pedestres. Fila dupla, carga e descarga a qualquer hora, falta de respeito com a faixa de segurança e por aí vai. Pequenos gestos podem produzir grandes melhoras. Além da rua principal temos muitas vias alternativas, mas para isto os motoristas devem, na minha opinião, traçar o trajeto antes ir para o trecho. Acidentes por falta de respeito com preferencial e alta velocidade não tem trânsito que resolva.