O governo do Estado, através da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) assumiu oficialmente nesta quarta-feira a gestão do Hemocentro de Passo Fundo (Hemopasso). Para oficializar a transferência, a diretora-presidente da FEPPS, Irene Porto Prazeres e a diretora do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (HEMORGS), Marisa Martinelli Meruvia, estiveram na unidade e também na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde para negociar a liberação. Elas também convidaram pessoalmente a servidora do Hemopasso, Claudete Mistura Dóro, para dirigir a unidade de Passo Fundo nesta nova fase. Claudete, que é servidora do quadro desde a fundação do hemocentro - há 18 anos - era coordenadora dos laboratórios. Ela é formada em biologia e especializada em hemoterapia.
Claudete comentou que essa é a primeira vez que uma servidora técnica ocupa o cargo. “É um desafio grande, mas eu aceitei porque eu confio na minha equipe, que foi treinada por mim”, disse. A unidade tem 38 servidores concursados. Com o convênio, eles permanecem no Hemopasso, com salários pagos pelo Município, mas com ressarcimento do governo Estadual. Além destes, também há nove funcionários terceirizados, que trabalham nos setores de recepção, telefonia, segurança e lancheria. Para completar a equipe técnica, a nova diretora espera contratar mais nove funcionários.
Recuperar a confiança
A nova diretora ressaltou que um dos desafios que terá pela frente é a recuperação da confiança dos doadores. “Estamos interditados há quase duas semanas e neste tempo deixamos de realizar as doações de sangue. O Hemocentro passou por várias crises, que foram difíceis de superar. Agora teremos que superar mais esta assim que conseguirmos reabrir o setor de doações e processamento de sangue”, avaliou.