Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 22

Neste ano, a faixa etária das crianças foi ampliada, com a inclusão dos menores de cinco anos. Número de imunizados em Passo Fundo ainda não foi divulgado

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano será realizada de 22 de abril a 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. Esta ampliação é reivindicada desde 2012 pelas secretarias da saúde dos três Estados do Sul.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o Estado receberá mais de 3,8 milhões de doses para a imunização, o que representa um aumento de 700 mil doses em comparação com o ano de 2013.  O acréscimo nas doses é devido à ampliação na faixa etária das crianças menores de cinco anos e uma parcela maior destinada às pessoas com doenças crônicas.

Para a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, "com a ampliação dessa faixa etária aumentamos a proteção à população e a expectativa de reduzir o número de casos e de óbitos”. No ano passado, uma criança desta faixa-etária morreu em função do vírus Influenza no Estado. A vítima tinha uma doença respiratória crônica. No total, foram registradas 64 mortes em 564 casos de gripe. Marilina Bercini, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, explica que é importante que esta faixa etária seja vacinada porque, nessa idade, pré-escolar as crianças são suscetíveis ao vírus e podem vir a transmitir da creche para as famílias, e vice-e-versa.

Grupos prioritários

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Passo Fundo, Mara Dill, o município ainda não recebeu as orientações sobre a campanha deste ano e sobre o número de pessoas que terão o direito de receber a vacina. Mas no Estado, a secretaria da saúde já informou que cerca de 3,5 milhões de pessoas integram os grupos prioritários, onde a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é a cobertura de 80% da população desses grupos. No total são mais de 2,8 milhões de pessoas. Para os doentes crônicos, serão destinadas mais de 1,19 milhões de doses.

Além das crianças, serão vacinadas as pessoas acima dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), e pessoas com doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, imunodeprimidos, entre outros). Além destes grupos, os indígenas também recebem as doses, diretamente nas aldeias; os profissionais de saúde se vacinam nos próprios locais de trabalho; e a população privada de liberdade, devido aos altos índices de doenças respiratórias. Os grupos prioritários são escolhidos levando em conta as pessoas com mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe.

Prevenção

A titular da SES reforça que além da imunização e do tratamento oferecido à população, através do antiviral Oseltamivir (de nome comercial Tamiflu), é importante lembrar que medidas preventivas são essenciais, pois diminuem a circulação do vírus e, consequentemente, o número de casos da doença.

Campanha e casos de gripe em 2013

No ano passado, a vacinação em Passo Fundo contra a gripe alcançou a maior cobertura, com 37.117 pessoas imunizadas, contra 34.028 registrados em 2012. Três casos de Influenza A (H1N1) foram confirmados no município, sendo que um deles evoluiu ao óbito. No Estado, foram 564 casos de gripe 64 óbitos. A vacinação alcançou de 2,8 milhões gaúchos, com uma cobertura de 93,2% dos grupos prioritários, com todos eles ultrapassando a meta que era o alcance de 80%. 

Gostou? Compartilhe