5 de abril de 1969.
É inaugurada a Rádio Planalto AM pelo bispo Dom Cláudio Colling, tendo como o primeiro diretor o Pe. Paulo Farina. Iniciou suas atividades durante a ditadura militar, quando os órgãos de comunicação eram vigiados pela censura, enfatizando uma programação de sucessos internacionais (Beatles, Rolling Stones, etc.) e compositores de canções de protesto de cunho político e social.
6 de abril de 1986.
Falecimento de Ernesto Fernando Morsch Goelzer, economista e professor do Colégio Conceição, Bom Conselho e da Universidade de Passo Fundo. Foi um dos fundadores e organizadores do Colégio Comercial Estadual de Passo Fundo na década de 1970, o qual funcionava à noite no Colégio Fagundes dos Reis.
7 de abril de 1938.
Há 76 anos era criado o Grêmio Passo-Fundense de Letras, que em 1961 seria transformado em Academia Passo-Fundense de Letras.
8 de abril de 1929.
É instalado o Colégio Elementar de Passo Fundo sob a direção da Professora Eulina Braga. Durante o Estado Novo, em 1939, o colégio passou a denominar-se “Grupo Escolar Protásio Alves”, homenageando o médico, professor e primeiro diretor da Faculdade de Medicina do Rio Grande do Sul.
9 de abril de 1845.
Há 169 anos começava a circular o papel moeda em Passo Fundo. O Sub-Delegado de Polícia Bernardo Castanho da Rocha, baixou a seguinte ordem: “Faço saber à todos os habitantes e mais pessoas de comércio, que de hora em diante deverão receber toda a moeda circulante de papel do Império”.
10 de abril de 1891.
Passo Fundo pode ser chamada de cidade já faz 123 anos. Foi elevada a esta categoria pelo ato do Governador do Estado Fernando Abbott, que escolheu o dia 10 de abril para coincidir com o aniversário do seu amigo e correligionário Cel. Gervásio Annes (PRR).
11 de abril de 1933.
A imprensa local noticiava que o sr. Armando Annes reassumiu a prefeitura, devido aque que o inteventor federal General Flores da Cunha não havia aceito o seu pedido de demissão, em face do momento político, vivenciado pela revolução de 1930.