No andar da carruagem
No dia 18 novembro de 2011 a senadora Ana Amélia Lemos (PP) foi recebida por lideranças progressistas de toda a região no CTG Getúlio Vargas. O evento havia sido preparado pelo então vice-prefeito Natalício Botolli, que no dia estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Na pauta as eleições municipais do ano seguinte. Além da ex- comunicadora da RBS TV, a comitiva era formada pelo presidente do PP/RS, Celso Bernardi, o deputado federal Luís Carlos Hainze e os deputados estaduais Silvana Covatti e Ernani Polo.
I I
Era o ano da estreia de Ana Amélia no Senado da República e dentre os temas abordados, a disputa de terras na região do Mato Preto. O empresário Natalício Botolli, que faleceu três dias depois, já previa que em 2014 a senadora seria candidata ao governo do Estado. No ano seguinte, o prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) se reelegeu com folga, tendo como vice o professor Maurício Soligo (PP). A liderança de Botolli e o trabalho realizado nos quase três anos em que integrou o executivo, foi determinante.
I I I
Desde a volta das eleições diretas para governador o PP só venceu a primeira, em 1982, com Jair Soares. O PDS, sucedâneo da Arena, mudou outras vezes de nome desde então, mas nunca abandonou o projeto de retornar ao Piratini. Nas sete eleições que se sucederam o PMDB elegeu três governadores (Simon em 1986, Britto em 1994 e Rigotto em 2002), o PT dois (Olívio em 1998 e Tarso em 2010), o PDT um (Collares em 1990) e o PSDB um (Yeda em 2006). Nenhum governador entregou o cargo a um correligionário, e desde que a reeleição entrou em vigor, nenhum governador obteve o aval nas urnas para um segundo mandato.
I V
As convenções que vão oficializar os candidatos para a eleição de outubro próximo ainda não foram realizadas. Para o governo do Estado já está praticamente definida as candidaturas do governador Tarso (PT). De igual modo da senadora Ana Amélia (PP), e dos deputados José Ivo Sartori (PMDB) e Vieira da Cunha (PDT). Os candidatos ao senado, que será renovado em 1/3 ainda estão indefinidos, com exceção do jornalista Lasier Martins (PDT). A resistência à candidatura a reeleição do senador Pedro Simon esta no seio do partido. Também não é tranquila a candidatura da ex-senadora Emília Fernandez (PC do B), que tem sido rejeitada pelos ex- companheiros petistas.
Curtas:
# Deputados da comissão especial que analisa a PEC 215, que transfere pra o Congresso a aprovação de processo de demarcação de terras indígenas e quilombolas estarão em Passo Fundo na próxima sexta-feira (11).
# A coluna já havia antecipado a realização do encontro que será realizado no início da tarde no Parque de Exposições e contará com delegações de municípios como Getúlio Vargas, Sertão, Erebango, Erechim e Sananduva, entre outros.
# A suplente de vereadora Ivonete Maria Delfino foi empossada na noite de terça-feira (1) presidente do núcleo local da Mulher Progressista (MP).
# O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença do vice-prefeito Maurício Soligo, do presidente da executiva municipal, Vitor Hugo Fernandez, e o vereador Elgido Pasa, Secretário Municipal da Saúde.
# Também foram empossadas Karina Soligo (1ª vice-presidente), Noeli Pereira Kunert (2ª vice-presidente), Isabel Levinski e Rita Pessoa da Silva (secretaria geral e secretaria, respectivamente).
# A direção do MP é composta ainda por Ediane Cesca Bortolloti (tesoureira geral), Rosângela Kunert (tesoureira), Neiva Belle Barfknecht e Sara Graciola (vogais titulares), entre outras.
# Não passou despercebida à ausência na solenidade da professora Mariele Bressan, que nos últimos dois anos e meio presidiu a Ação Progressista local.
Dito & Feito:
O PMDB Alto Uruguai segue trabalhando na organização para a eleição de outubro. Durante reunião realizada no dia 31 em Erechim o coordenador geral do PMDB da região, Gilberto Tonello, apresentou o cronograma de ações. Entre os dias 15 e 24 de maio, o PMDB vai promover encontros em Erechim, Getúlio Vargas, Campinas do Sul, São Valentin, Aratiba e Viadutos. Ficou estabelecido que o PMDB de Getúlio Vargas, presidido pelo vereador Eliton Andretta (Sertão), irá coordenar a campanha na micro região de Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Floriano Peixoto e Charrua.