A campanha de prevenção contra o Papilomavírus Humano (HPV), do Ministério de Saúde, realizada no município pela Prefeitura – através Secretaria Municipal de Saúde – em conjunto com a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, registrou a vacinação de 3.318 meninas entre 11 e 13 anos, 79,28% da população alvo. A campanha, que segue até a próxima sexta-feira (11), tem por meta vacinar no mínimo 80% das adolescentes.
De acordo com o Núcleo de Vigilância em Saúde do Município, os dados de planilhas ainda estão sendo levantados. Com o cumprimento de forma positiva, o município deve registrar um índice ainda maior.
Segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, minimizar o vírus é sinônimo de diminuir o sofrimento causado pelo Câncer de Colo Uterino e garantir um futuro melhor para as mulheres de Passo Fundo.
A primeira dose
Para as meninas que ainda não receberam a vacina, a orientação do Núcleo de Vigilância em Saúde Municipal é procurar as Salas de Vacinação disponibilizadas em CAIS (Centro de Assistência Integral à Saúde), Centros de Saúde e PSFs (Programa de Saúde da Família). Mais informações de unidades e localização podem ser obtidas pelo telefone (54) 3046-0164.
A primeira dose da vacina foi ministrada nas escolas municipais, estaduais e particulares do município. Ao todo, são três doses da vacina: a primeira entre o mês de março e abril; a segunda no mês de setembro; e a terceira cinco anos após a primeira dose.
A prevenção primária é feita para reduzir potencialmente a ocorrência de Câncer de Colo Uterino, doença que afeta mais de 20 mil mulheres no Brasil e leva a seis mil óbitos, segundo dados de 2011.
Passo Fundo atinge meta de vacinação do HPV
· 1 min de leitura