A frente fria que se formou na região sul do Estado na segunda-feira chega hoje à região e deve causar chuvas já no final da tarde e início da noite. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio as condições para chuva e riscos de temporais em áreas isoladas permanecem até a sexta-feira. O final de semana deve ser marcado por temperaturas mínimas abaixo de 10ºC.
Conforme Sampaio durante a terça-feira deve ocorrer um aumento da nebulosidade e a chuva pode chegar entre o final da tarde e início da noite. A temperatura mínima deve ser de 18ºC e a máxima pode chegar a 31ºC. Na quarta-feira a frente fria com áreas de instabilidade começa a atuar com mais intensidade e ocasiona pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento de moderada a forte intensidade, que podem variar entre 60 e 90 quilômetros por hora, e possibilidade de queda de granizo em pontos isolados. O risco de temporais se estende até a sexta-feira. As temperaturas mínimas na quarta-feira ficam em torno dos 18ºC e a máxima não deve passar dos 28ºC.
Na quinta-feira a mínima também fica em 18ºC e a máxima não passa dos 26ºC. Na sexta as condições meteorológicas continuam iguais aos dias anteriores, mas com a temperatura em declínio. “Há o indicativo de que teremos a entrada de uma massa de origem polar de intensidade moderada e as temperaturas mínimas do final de semana deverão ficar abaixo dos 10ºC. As máximas não devem passar dos 24ºC”, ressalta Sampaio lembrando que será a primeira massa de ar polar do outono.
Até a segunda-feira não havia chovido durante o mês de abril que tem a menor média histórica, de 99,7mm. Outro fator destacado por Sampaio é de que a temperatura está 3ºC acima da média histórica para o mês. No último final de semana, por exemplo, as máximas ficaram em 30ºC.