No próximo domingo, dia 13 de abril, os católicos começam a realizar as celebrações da Semana Santa. Cada um dos dias da semana tem um significado especial e de renovação da fé. “Semana Santa consiste na celebração central de tudo aquilo que vivenciamos na igreja católica, que é o mistério central da fé”, explica o padre Lucas Carvalho, da Catedral Arquidiocesana de Passo Fundo.
A primeira celebração, que é a que acontece no dia 13, é o chamado Domingo de Ramos. Esta atividade consiste na lembrança da entrada de Jesus Cristo e, Jerusalém. “Pela fé entendemos que o Senhor caminha em direção a sua morte, para oferecer-se por nós e no Domingo de Ramos foi quando o povo judeu o recebeu na cidade de Jerusalém com ramos de oliveira, festejando e aclamando, o recebendo como rei, mas reinado distinto de qualquer reinado humano”, destaca o padre.
Ao longo da semana, outro momento importante é o que acontece na quarta-feira, quando é realizada a Missa do Crisma ou Missa da Unidade. “Neste momento os padres de toda a arquidiocese de passo fundo se reúnem ao redor no pastor, no caso o arcebispo dom Altieri, e ele, como sucessor dos apóstolos, aquele que conduz a igreja, renova, com os padres, as suas promessas, os seus votos que fizeram no dia da ordenação”, salienta padre Lucas. Além disso, neste dia o bispo abençoa os santos óleos que serão usados desta Páscoa até a próxima em todos os batismos, crismas e unção dos enfermos.
Seguindo as atividades, na quinta-feira, a Missa da Ceia do Senhor é a que relembra a instituição da eucaristia e do sacerdócio com o lava-pés. “Nesta missa, são lavados os pés daqueles que vão representar os discípulos. A missa é da ceia, mas o foco é a eucaristia”, ressalta.
Na Sexta-feira Santa, novos momentos importantes marcam a fé dos católicos. No período da manhã os fiéis participam da chamada Via Sacra, que acontece dentro da igreja. À tarde, a celebração da paixão e morte é uma das que costuma reunir o maior número de pessoas e em seguida é feita a Procissão do Cristo Morto. “O centro, na Sexta-feira Santa é a Cruz do Senhor. Então nós veneramos e adoramos a Santa Cruz, o instrumento e sinal pelo qual o Senhor deu sua vida para salvar a humanidade, por isso é feito neste momento o beijo da cruz, onde todos os fiéis beijam a cruz em gesto de adoração e devoção, reconhecendo o sinal maior da fé que nos identifica”, comenta padre Lucas.