Mudando planos
O PP de Passo Fundo começa o processo eleitoral com divergências internas. O presidente do Diretório Municipal Valdir Mendes cancelou ontem a reunião programada para esta quinta-feira que teria a função de definir o candidato a deputado federal por Passo Fundo. Na disputa, Osvaldo Gomes (ex-PMDB) e Mateus Wesp (suplente de vereador). A alegação dada por Mendes, no email encaminhado aos membros do diretório, é que a executiva entende que este não é o momento de divisões, “mas de união em torno do projeto maior do partido”. Projeto maior do partido, leia-se para um dos grupos, tornar Gomes candidato a deputado federal formando uma dobradinha com Rafael Bortoluzzi que vai a estadual. Repetiriam a dobradinha de 2012 na disputa à prefeitura de Passo Fundo. O grupo de Mendes tem convicção do potencial eleitoral de Gomes. No entanto, este não é o pensamento de outros progressistas, que desejam ver o jovem Mateus Wesp candidato. A decisão de cancelamento da reunião foi tomada na segunda-feira, segundo consta, em uma reunião um tanto quanto secreta da executiva.
Estratégia
Quando o ex-vereador e advogado Hildo Wollman retirou-se da disputa interna, manifestando apoio a Wesp, o comando do partido esperava que este também desistisse, o que não ocorreu. Mateus está em campanha interna de convencimento dos membros do diretório e já teria conquistado 30 dos 45 votos. O resultado levado na ponta do lápis pela executiva acendeu a luz vermelha para o grupo que apoia Gomes. Tirar o foco e ganhar mais tempo foi a alternativa neste momento.
Convite
Inconformado com a decisão de cancelamento da reunião que definiria a candidatura, Mateus Wesp encaminhou email para os membros do diretório, convidando a todos para que se façam presentes a reunião previamente marcada para hoje, às 19h, na sede do partido. Wesp quer que o presidente do diretório municipal explique aos filiados quais os motivos que levaram a decisão de cancelar a eleição marcada para hoje. Processos sem transparências não são produtivos em qualquer partido político.
Confirmado
O vereador e presidente da Câmara Márcio Tassi, está confirmadíssimo como pré-candidato a deputado estadual pelo PTB. A decisão foi anunciada pela executiva do partido.
Sucessão
O advogado Marco Mattos, que coordenou a última Expoacisa, deverá ser o candidato à presidência da Acisa. Uma chapa de consenso está sendo estruturada para suceder o empresário Marcos Silva, depois de dois anos de mandato. A eleição da entidade deve acontecer na metade do ano. Mattos que é o responsável jurídico do Hospital São Vicente, é homem de bom trânsito em todos os segmentos do município.