Inspeção Municipal no combate a irregularidades

Com mais fiscalização e uma equipe abrangente, nestes três primeiros meses do ano, já foram apreendidos aproximadamente 1.800 quilos de alimentos fora do padrão de qualidade exigido.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Criado no ano de 1992 em Passo Fundo, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi pioneiro no estado, sendo o município o primeiro a concretizar o trabalho de fiscalização e controle de qualidade dos alimentos de origem animal. A prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Interior, iniciou um trabalho de reestruturação do SIM, com o objetivo de aperfeiçoar o serviço. Com mais fiscalização e uma equipe abrangente, nestes três primeiros meses do ano, já foram apreendidos aproximadamente 1.800 quilos de alimentos fora do padrão de qualidade exigido. A coordenadoria técnica do SIM atua diretamente na fiscalização e controle de qualidade dos alimentos de origem animal, como produtos de abatedouros, laticínios, queijarias, entrepostos de mel e salas de embutidos.

“Estamos com nossa equipe completa e trabalhando para combater as irregularidades, para garantir a qualidade dos alimentos produzidos em nosso município”, disse a secretária de Interior, Liliane Rebechi.O cumprimento da legislação é requisitado para os produtores.
Entre as principais irregularidades, estão:
- Abate sem GTA (Guia de Trânsito Aninal): o GTA é emitido pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica do Estado, a fim de garantir a procedência do animal, impedindo que seja abatido animais com procedência duvidosa.
- Abate com marreta: proibido por lei, os abatedouros são notificados para a aquisição de insensibilizador de acordo com cada espécie.
- Cloração da água: uma exigência da Vigilância Sanitária, sendo que os abatedouros já receberam prazo para instalação.
- Higiene e limpeza: supervisão das exigências básicas, alguns estabelecimentos foram notificados para regularização interna e externa.

O SIM realiza visitas periódicas e cobra o cumprimento integral da legislação, um meio de conseguir elevar a qualidade dos alimentos produzidos pelos empreendedores locais.

Expansão comercial
Por meio da Secretaria do Interior e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), foi encaminhada uma solicitação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Origem Animal (SISBI) e Sistema de Unificação Estadual de Sanidade Agroindustrial (SUSAF). A adesão aos programas permite a comercialização dos produtos de agroindústrias familiares em todo o estado, além do município de origem. Segundo a secretária Liliane, o objetivo das adesões é agilizar a fiscalização por meio do Serviço de Inspeção de cada município, atestando a qualidade do produto final.

Gostou? Compartilhe