O Colégio Tiradentes da Brigada Militar entregou na manhã de sexta-feira (11) as boinas aos 89 estudantes do primeiro ano do ensino médio. Os alunos passaram por um período de adaptação com a carga horária de estudos, os horários de entrada e saída do Colégio, o uso correto do uniforme, o cumprimento das normas que regem os Colégios Tiradentes da Brigada Militar bem como realizando atividades extraclasse e de rotina como formaturas diárias até formaturas gerais. Conforme o Major André Juliani a entrega das boinas representa o momento em que os alunos do Colégio são oficialmente apresentados à comunidade. “Eles ingressaram na escola por meio do concurso público do ano passado com 480 inscritos. Os 89 alunos que receberam a boina tiveram uma adaptação desde fevereiro quando se apresentaram e este ato representa então o ingresso dos novos alunos”, resume.
A Boina Tiradentes entregue ao aluno de ensino médio da Brigada Militar, foi instituída em 1980, ano de criação do Colégio Tiradentes em Porto Alegre, tem na cor azul que representa, uma das cores heráldicas da Brigada Militar, como significado, a incorporação do aluno ás fileiras do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, simboliza não apenas a proteção do corpo jovem em formação, mas, também, a segurança propiciada pela organização, que desde o ingresso acolhe os novos alunos.
Durante a solenidade o Colégio Tiradentes também fez a entrega da Comenda Colégio Tiradentes como forma de reconhecimento institucional pela colaboração e dedicação demonstradas pelos agraciados perante a comunidade escolar. O Jornal O Nacional esteve entre as instituições homenageadas.