A quinta-feira (10) abafada e de céu encoberto já anunciava a possibilidade da chegada de temporais em todo o Rio Grande do Sul. Com mínima de 18ºC e máxima de 28ºC, a sensação de calorão ainda era forte na tarde de ontem, mas a previsão já apontava para o aumento da nebulosidade e a chegada da chuva em várias regiões, inclusive durante a madrugada.
Hoje (11) uma frente fria deve começar a atuar na região, trazendo muita chuva. “Sexta-feira ainda pode ocorrer pancadas de chuva por vezes forte no decorrer do dia, com descargas elétricas e rajadas de vento de moderada a forte intensidade”, comenta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. A mínima hoje deve ficar em 18ºC e a máxima não passa dos 27ºC e o céu fica encoberto na maior parte do dia.
O sábado (12) também será de céu encoberto, com pancadas de chuva no decorrer do dia. As temperaturas não mudam muito da sexta-feira. O domingo (13) chega com poucas nuvens e deve protagonizar o primeiro deslocamento de ar polar do outono. A temperatura mínima prevista é de 12ºC e a máxima não passar dos 21ºC.
“O frio deve ser mais intenso e com temperatura mais baixa na segunda-feira (14), quando pode fazer 6ºC de mínima durante a madrugada”, comenta Sampaio. Até agora, a temperatura mais baixa do ano foi registrada no dia 23 de março, quando chegou a 6,5ºC. “O indicativo é que próxima semana seja de tempo firme e seco com temperaturas em elevação até sexta-feira”, destaca o observador.
Com relação ao intenso calor desta semana, com temperaturas passando dos 30ºC, ele esclarece que são acontecimentos normais, pois é preciso de chuva para baixar a temperatura. “A primeira chuva do mês foi apenas no dia 9. Quando tem chuva nessa época é comum que as temperaturas baixem”, comenta. Em Passo Fundo, as temperaturas ficaram acima dos 30ºC de sábado (5) até terça-feira (8).
Chuvas
Até ontem haviam sido registrados 34 milímetros de chuva, o que corresponde a 34% da média prevista para o mês de abril, que é de 99,7 milímetros.