12 de abril de 2002.
A composição “Gaúcho de Passo Fundo” de autoria de Teixeirinha torna-se símbolo da cidade, via uma lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores, conforme proposição do ex-vereador e atual prefeito Luciano Azevedo.
13 de abril de 1914.
Há 100 anos a prefeitura municipal determinava que na Av. Brasil e na Rua Gel. Neto os passeios públicos tenham uma medida de 2m de largura.
14 de abril de 1945.
Dia da Batalha de Montese, na Segunda Guerra Mundial na Itália, onde faleceu o passo-fundense Fredolino Chimango. Posteriormente o cabo foi agraciado com as medalhas de Campanha e Cruz de Combate de 2ª Classe, e homenageado com o nome da Escola Municipal do Bairro Jaboticabal e do Estádio de Esportes do 16° Esq. CMec de Passo Fundo.
15 de abril de 1954.
Há 60 anos era criado o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), idealizado pelo escritor e jornalista Jorge Cafruni, visando inicialmente levantar as mais variadas informações para a programação do 1º Centenário da emancipação política do município, o qual iria ocorrer em 1957.
16 de abril de 1871.
A Câmara Municipal declara que a produção agrícola de Passo Fundo cai por causa de mão-de-obra escassa.
17 de abril de 1954.
Há 60 anos era inaugurada a Rádio Municipal de Passo Fundo, lugar que serviu de escola para inúmeros profissionais de rádio na cidade e região. Projetou locutores que mais tarde atuariam em emissoras de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 28 de junho de 1978, pela Lei nº 1793, foi determinado o fechamento da Rádio Municipal de Passo Fundo (AM) pelo Ministério das Comunicações.
18 de abril de 1953.
O CTG Lalau Miranda deu início aos festejos do seu primeiro aniversário de fundação.