O programa Plantando em Casa, criado para auxiliar famílias na construção e manutenção de hortas, agora também está atendendo entidades do município. As equipes do programa, lançado em dezembro pela Prefeitura de Passo Fundo, já estiveram em mais de 220 residências e, neste último mês, foram feitas parcerias com a Apae, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Associação Educativa Agostini.
Na Apae, estão sendo realizados encontros semanais com um grupo de 10 usuários da entidade. “Primeiramente escolhemos um pequeno grupo para as oficinas, mas pretendemos envolver todos os cerca de 200 usuários, seja durante os encontros ou com a alimentação que será servida na entidade a partir da horta. Esse programa está auxiliando no aprendizado, autonomia e estímulo a uma alimentação mais saudável”, destacou a assistente social da Apae, Fernanda Monteiro Roman.
O Plantando em Casa será, ainda, estendido aos pais. No próximo dia 23, acontece um encontro para que a equipe do programa possa distribuir sementes e orientar as famílias dos usuários sobre a construção de hortas horizontais e verticais. Conforme a secretária de Interior, Liliane Rebechi, no próximo mês, iniciam os trabalhos nas escolas. “Nossa meta é atingir toda a população de Passo Fundo, direta ou indiretamente, com o objetivo de incentivar um hábito alimentar saudável e contribuir para a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.
Durante a visita técnica da equipe, são repassadas orientações sobre a escolha do local apropriado para o plantio, as sementes indicadas de acordo com o solo e posição solar, a importância da rotação de culturas para evitar doenças fúngicas e pragas. O gerente do programa, Juares Baltazar dos Santos, explica que existe uma carência muito grande destes alimentos, já que são produzidos apenas 4% do consumo de hortifrútis na cidade. Neste mês, também foi feita a distribuição de sementes aos associados da Recibela - Associação de Recicladores Parque Bela Vista e Grupo de Mulheres em Busca da Vitória da Vila Bom Jesus. Quem tiver interesse em solicitar sementes para plantio em casa ou necessitar de assistência técnica deve entrar em contato com a Secretaria do Interior pelo telefone (54) 3311-1193.