Decisão
O vice-prefeito Juliano Roso, PCdoB, está na reta final para decidir se concorre ou não a deputado estadual. Está bem inclinado a enfrentar este desafio na carreira. O partido quer que Juliano concorra, aproveitando a presença de Manuela D´Ávila no cenário estadual. Juliano avalia se será mais importante para a administração do prefeito Luciano Azevedo mantendo-se como vice-prefeito ou elegendo-se, eventualmente, como deputado estadual. É forte a corrente interna de que a administração municipal ganhará força política tendo um representante na Assembleia. O cenário é favorável a Juliano, que teve um belo desempenho na eleição de 2010, quando disputou uma vaga a federal e fez 8.252 votos. Se Manuela fizer o caminhão de votos que o partido espera, Juliano tem chances de se eleger com pouco mais de 20 mil votos.
Descontente
Gilberto Simor, ex-secretário da administração de Airton Dipp estaria descontente com os rumos do PDT e disposto a deixar o partido. Se for confirmada a informação repassada ontem à colunista por uma fonte interna, o PDT perde um quadro importante. Há outros descontentes com o partido, especialmente pela indefinição da bancada na Câmara. Afinal, é oposição ou não é?
Estabilidade
Pesquisa Vox Populi divulgada ontem pela Carta Capital aponta estabilidade no quadro eleitoral. A presidente Dilma Rousseff se mantem com 40% das intenções de voto, o senador Aécio Neves com 16% e Eduardo Campos com 8%. O PT comemorou ontem o resultado: “Mesmo com os ataques, vitória no primeiro turno”.
Aplaudo
Passo importantíssimo dado pela Câmara dos Deputados, ao aprovar, na terça-feira à noite, o projeto do deputado federal Beto Albuquerque, PSB, prevendo prisão para motorista que causar acidente e provocar a morte de outras pessoas. A carnificina do trânsito brasileiro só vai acabar quando as medidas contra motoristas irresponsáveis forem duríssimas.
Pedestres
Por falar no assunto, os pedestres, especialmente em Passo Fundo, tem sua parcela de culpa quando o trânsito não flui. Invariavelmente atravessam as ruas e avenidas fora da faixa de segurança e não observam o sinal para pedestres. E, quase sempre, tem o péssimo hábito de atravessar a rua olhando para o lado contrário ao do fluxo dos carros. E tipo assim: passa por cima.