OPINIÃO

Coluna Saul

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Bairros
O movimento dos bairros no final de semana é intenso e realmente as comunidades são criativas na criação de atividades que envolvam a população. No Zachia que hoje tem população maior que muitas cidades de nossa região temos vida própria com vários serviços prestados e o comércio é intenso movimentando uma quantia significativa de dinheiro. Chega a ter dois mercados um do lado do outro e com intenso movimento.

Bairro II
Outra questão impressionante são as ofertas, pois quem pensa que os melhores preços estão nas grandes redes se enganam. Temos promoções nas vilas com 30% a menos que nos grandes mercados que hoje além da velha caderneta também trabalham com cartões de crédito e cheque. Na Nossa Senhora Aparecida temos o Mercado Portela com promoções que podem tranquilamente competir com qualquer outro estabelecimento e indo para outras comunidades vemos o mesmo. Isto se faz possível entre outros motivos pela cooperação através de redes que acabam por ganhar grandes vantagens por ter a união de vários pontos de vendas. As redes Super útil e rede gaúcha são em Passo Fundo referencia para este trabalho e quem ganha com isto é o povo da nossa periferia.

Telefone fixo
Outro hábito que estou conferindo nas visitas aos bairros e estabelecimentos comerciais é à volta pela opção de telefone fixo ao contrário do que acontecia até pouco tempo atrás. A falta de sinal nos telefones móveis e a necessidade de contato com a família ou relações comerciais faz com que as operadoras do fixo tenham êxito em suas negociações. De dez pessoas contatadas, nove possuem telefone móvel e fixo.

Internet
Outra novidade que amplamente divulgada é a presença da internet nas residências e comércios. As pessoas usam e-mail, facebook e fazem compras pela internet. A vida das pessoas mudou e hoje estão conectadas pela rede, tanto que vários amigos comentam sobre as matérias e a leitura semanal de minha coluna no O Nacional e das novidades politicas na coluna da Chefe Zulmara Colussi.

Conectado
O Líder comunitário e metalúrgico aposentado João de Deus Vieira mora na Vila União e sabe de todas as noticias pela rede. Acessa os sites de jornais e rádios e faz seus comentários picantes no facebook. Quando cheguei a sua casa neste final de semana já sabia das noticias sobre a troca de local da UBS Lava pés para o prédio em construção ao lado da EMEI Amizade. João diz que mesmo acessando os jornais na rede prefere o impresso.

Comércio
O Jovem Douglas Mendes que reside na Vera Cruz tem internet em casa e no celular e faz compras com pagamento via boleto. Para ele a rede proporciona bons negócios com bons preços. Para comunicação, Douglas costuma utilizar torpedos e e-mail. Um hábito que não muda é o de fazer rancho no mesmo mercado e visitar a mesma padaria. Fidelidade em dois pontos comerciais que estão instalados na Avenida Rio Grande e abrem nos finais de semana.

Maturidade
Muito organizado o movimento dos taxistas em encontro com o Prefeito Luciano Azevedo. Adequações na lei é unanimidade para o Executivo e para a classe. Temos hoje embora alguns critiquem um bom serviço nesta área. A comunicação também colabora para acessar este serviço tão importante.

Emendas
Mais de R$ 30 milhões chegaram nos últimos anos pelas mãos do Deputado Beto Albuquerque. O parlamentar que chegou a 50 mil votos em Passo Fundo honra cada voto e tem feito a sua parte. Além de escolas, praças, ambulatórios, ginásios, laboratórios de informática o parlamentar também garantiu verbas para hospitais e desta forma melhorou a vida de muita gente. O hospital municipal recebe este ano perto de R$ 1 milhão e certamente fará a diferença. Beto tem sido peça importante para o desenvolvimento da cidade e foi um dos atores principais na conquista da ITALAC, BSBIOS entre outras.

Centro de oncologia
Em 2012 tivemos uma entrevista com Pablo Santiago no canal 20 e deste papo bate surgiu a demanda do centro de oncologia infantil no HSVP. Pablo, médico pediatra recebeu o apoio do Deputado Beto Albuquerque e também de Ilário de David, administrador do hospital. Fico feliz de ter participado desta luta e vermos que em 2014 teremos um espaço adequado para as crianças durante o tratamento. Parabéns Doutor Pablo, o amigo faz a diferença.

 

 

Gostou? Compartilhe