Estoque do Hemopasso está abaixo da média

Interdição terminou há 15 dias, mas o número de doações ainda não atingiu a capacidade diária

Por
· 1 min de leitura
Orientação é para que as pessoas interessadas em doar sangue façam a doação antes de realizar a vacina contra a gripeOrientação é para que as pessoas interessadas em doar sangue façam a doação antes de realizar a vacina contra a gripe
Orientação é para que as pessoas interessadas em doar sangue façam a doação antes de realizar a vacina contra a gripe
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O estoque de sangue do Hemopasso ainda não atingiu o número ideal que é de cerca de 60 bolsas diárias. Atualmente, a unidade está conseguindo coletar no máximo 40 bolsas de sangue, o que representa uma baixa de aproximadamente 30%. O Hemopasso ficou 16 dias interditado, entre 24 de março e 8 de abril, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além deste fator, há o período de vacinação contra a gripe que deve contribuir para a diminuição de doadores, já que, eles ficam impedidos de doar sangue por 30 dias após a aplicação.

O Hemopasso atende 139 municípios da região, e para evitar a falta de sangue é necessário que a comunidade compareça para fazer a sua doação. “Ainda está abaixo do normal. O ideal seriam 60 bolsas diárias e a nossa média está sendo 40. Estamos conseguindo atender os municípios, mas o estoque está no limite”, explica a enfermeira do Hemopasso, Carla Tomasetto da Silva. A campanha nacional de vacinação contra a gripe também influencia no número de doações. “Os doadores ficam impedidos de doar por 30 dias após a aplicação da vacina contra a Gripe.

O nosso corpo produz anticorpos contra o vírus e pode alterar o resultado dos exames sorológicos. As pessoas que querem doar devem procurar o Hemopasso antes de fazer a vacina”, orienta Carla. O Hemopasso funciona das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Grupos interessados em realizar a doação devem agendar. Informações pelo telefone (54) 3311-5555.

 

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe