A semana que começou com bastante umidade deve terminar com temperaturas em elevação. O ar frio que entrou na região na quinta-feira (24) permanece atuando hoje (25), mas deve deixar a região no final de semana, quando as temperaturas começam a subir e a nebulosidade a aumentar, segundo a previsão da Estação de Meteorologia da Embrapa Trigo/Inmet.
“Tivemos uma semana que se iniciou com muita umidade, com nevoeiro ou névoa úmida ao amanhecer. Nesta quinta (24) tivemos um fenômeno interessante, não frequente, mas normal, que foi o nevoeiro com garoa. Foi uma manhã em que motoristas precisaram ter cuidado, pois além de redução da visibilidade, o asfalto e calçamento não ficaram nem secos e nem totalmente molhados, e em caso de necessidade de frear rapidamente, era como deslizar em sabão”, comenta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio.
De acordo com ele, esses nevoeiros ou névoas úmidas são uma característica do outono e inverno e ocorrem devido ao aumento da umidade e resfriamento. “Ar frio que entrou ainda na tarde de quinta-feira, permanece na sexta-feira, quando ainda pode ter formação de nevoeiro ou névoa úmida ao amanhecer, mas a partir da tarde o sol volta a predominar”, destaca Sampaio. As temperaturas hoje devem ficar entre a mínima de 14ºC e a máxima de 22ºC.
O sábado (26) deve ter dia com céu claro a parcialmente nublado, mas com poucas nuvens. A mínima fica em 14ºC e a máxima em 25ºC. O domingo (27) inicia com predomínio de sol, mas devido ao aumento da nebulosidade no decorrer do período já podem ocorrer chuvas esparsas, localizadas e de pouca quantidade. “A temperatura mínima no domingo fica em 15ºC e máxima já pode chegar a 28ºC”, salienta o observador.
O ar seco e frio manterá o tempo firme em praticamente todo estado hoje. No amanhecer as temperaturas permanecerão baixas. No decorrer do dia, a presença do sol mantém uma ligeira elevação da temperatura. No litoral já existe a possibilidade de chuviscos/garoas isoladas.
Chuva além da média
O mês de abril deve terminar com chuva e de mais intensidade. Até a tarde de ontem haviam sido registrados 119 milímetros, 19% acima da média normal histórica para o mês.
Massa polar
O mês de maio, que começa na próxima semana, deve registrar temperaturas abaixo dos 10ºC mais frequentemente e já nos primeiros dias pode acontecer o deslocamento da primeira massa de ar de origem polar, fazendo com que as temperaturas mínimas caiam um pouco mais.