Diferença
Um ajuste no lançamento dos gastos do município de Passo Fundo com pessoal abre uma porta para discussão administrativa sobre o percentual de comprometimento do orçamento com a folha, junto ao Tribunal de Contas do Estado. O município não está mais lançando como despesa de pessoal alguns itens como licença prêmio e reposição salarial, por exemplo. Este ajuste no lançamento reduziu para 47% o comprometimento do orçamento com a folha e 53% com o apontamento que sempre é feito pelo Tribunal de Contas. Antes, este percentual chegava a 55,2%, o limite do limite. Na prática, esta medida administrativa garante margem ao Executivo para contratar mais professores, por exemplo, o que não poderia fazer com o percentual no teto.
Briga
Os empresários entrarão forte na briga para que o governo mude a convocação de policiais militares do Interior para atuarem na segurança da Copa. Na próxima terça-feira o Sincomércio reúne em sua sede representantes da CDL, Acisa, Sindicato Rural e a Secretaria Municipal de Segurança Pública para tratar do tema. O encontro será a partir das 8h.
Agenda
O pré-candidato ao governo do Estado pelo PMDB está com agenda cheia neste final de semana. Passará por vários municípios da região do Norte entre os quais Ibirubá, Santa Rosa, Cerro Largo, Santo Augusto, Frederico Westphalen e Carazinho.
Lula
Esta confirmada a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como palestrante na abertura do II Congresso dos Diários do Interior do Brasil, que ocorrerá, no dia 13 de maio, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, no Distrito Federal. Atualmente, cerca de 380 diários circulam no interior do Brasil, somando 4 milhões de exemplares por dia. As regiões abrangidas têm população próxima dos 40 milhões de brasileiros, com potencial de 20 milhões de leitores dos jornais diários. Os jornais do Interior são uma potência diante dos grandes grupos de comunicação do país.
Greve
A provável paralisação dos Policiais Federais durante a Copa do Mundo ganha destaque na imprensa mundial. A decisão anunciada esta semana pela categoria ecoou no Planalto como um sinal de alerta e poderá significar um avanço importante na conquista de reivindicações históricas dos policiais federais por melhores salários e condições de trabalho.