Durante este sábado (26) acontece em todo o país o dia D da vacinação contra a gripe. Em Passo Fundo estarão sendo aplicadas as doses da vacina em 34 locais. A meta no município, segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, é vacinar pelo menos 64 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários apontados pelo Ministério da Saúde. A vacinação acontece no período das 8h às 17h.
Para realizar a mobilização, o Ministério da Saúde disponibilizou às secretarias estaduais de saúde 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A campanha conta com a participação de cerca de 240 mil pessoas e utilização de mais de 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.
A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.
Grupos que participam da campanha:
* crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias)
* gestantes (apresentar carteira de gestante ou exame)
* puérperas (até 45 dias após o parto, também apresentar certidão de nascimento, carteira de gestante ou documento do hospital)
* pessoas a partir dos 60 anos
* indígenas
* trabalhadores de saúde
* população privada de liberdade
* pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de influenza
Prevenção e tratamento
A vacinação é apenas uma das estratégias no enfrentamento à gripe. Aliada a imunização, o combate ao vírus também deve ser feito através de ações de prevenção e o tratamento em tempo oportuno. A chamada etiqueta da gripe é uma medida simples, porém importante para evitar a disseminação na doença. Entre os cuidados que se destacam está a proteção da boca e nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-a preferencialmente com a dobra do cotovelo, evitando o uso das mãos.
Ao ser expelido, o vírus pode depositar-se em alguma superfície onde ainda sobrevive por um período de tempo. Caso uma pessoa venha a ter contato com essa área e depois toque olhos ou a boca, pode se contaminar. Também ressalta-se a importância em lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool em gel, assim como evitar locais com aglomeração de pessoas (escola, transporte público, centros comerciais, entre outros) se estiver com os sintomas.
Nos casos em que a pessoa apresente os sintomas de febre, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça, ela deve procurar m médico. Devido ao fato de que o medicamento possui sua maior eficácia durante as primeiras 48 horas de sintomas, recomenda-se que a pessoa procure atendimento o quanto antes. O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado, gratuitamente, e o seu uso no início do aparecimento dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos.
O tratamento pode ser prescrito tanto por médicos do SUS como particulares, com a dispensação, sem custos, garantida pela rede pública. Para retirar o antiviral, o paciente deve apresentar somente prescrição médica.
Locais de vacinação neste sábado
Ambulatório Ardibal Corallo
Ambulatório de Especialidades
Ambulatório Santa Maria
Ambulatório São José
Ambulatório São Luiz Gonzaga
Ambulatório Victor Issler
CAIS Boqueirão
CAIS Fragomeni
CAIS Hípica
CAIS Luiza
CAIS Petrópolis
Centro de Saúde
ESF Adolfo Groth
ESF Caic Edu Azambuja
ESF Donária/Santa Marta
ESF Hípica
ESF Ivo Ferreira
ESF Jaboticaba
ESF Lava Pés
ESF Mattos
ESF Menino Deus
ESF Planaltina
ESF Primeiro Centenário
ESF São Cristóvão
ESF Vila Ricci
ESF Zachia
ESF Nossa Senhora Aparecida
ESF Jardim América
Ambulatório Operária
ESF Nene Graeff
ESF Valinhos
Ambulatório Santa Rita
Ambulatório Vila Nova