OPINIÃO

Depois da tempestade

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os prefeitos de Ênio Meregalli (PP) e Seger Luís Menegaz (PMDB), de Erebango e Tapejara, respectivamente, estiveram em Brasília na última semana. Os dois municípios estão entre os nove atingidos por uma tempestade no último dia doze. Na companhia do secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco (PT), estiveram no Ministério da Integração Nacional. Na oportunidade entregaram os planos de trabalho de recuperação ao ministro Francisco Teixeira.

I I

Um dia após o vendaval, que em Erebango provocou prejuízos que supera os R$ 3 milhões e causou uma morte, o governador Tarso Genro (PT) esteve no município. Uma força tarefa foi formada por integrantes de seis secretarias, Casa Militar e Defesa Civil para a elaboração de um plano de trabalho apresentado ao governo federal que irá transferir recursos. As ações que objetivam a retomada da força produtiva e infraestrutura das cidades atingidas estão agora centralizadas na Casa Militar e Defesa Civil do Estado.

I I I

Os recursos do governo da União vão ser direcionados a recuperação de casas e pontes. O governo do Estado se comprometeu com a recuperação das estradas vicinais e auxílio para o aluguel social. De igual modo pela ampliação de limites de crédito para micro e pequenos empresários, prorrogação dos prazos de financiamento do Feaper e auxílio na recuperação da rede de energia elétrica no meio rural. A Defesa Civil realizou a distribuição de cestas básicas, material de dormitório e higiene e peças de roupas.

I V

A situação de calamidade e emergência dos municípios de Erebango, Tapejara, Trindade do Sul e Três Palmeiras foi pautado pelo deputado Afonso Hamm (PP). Durante discurso no plenário da Câmara Federal na sessão ordinária de quarta-feira (23), enfatizou que mais de 1.100 famílias ficaram desabrigadas. O parlamentar, que visitou a cidade de Erebango depois da tempestade, levou o assunto ao conhecimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil.  Hamm reivindica junto ao governo uma condição automática na liberação de recursos, e alega que em caso de calamidade a burocracia deve ser mínima.

Curtas:

Durante os anos em que participou da administração municipal o saudoso Natalício José Botolli primou pelo cumprimento das normas.

# Numa ocasião os funcionários de um circo que se apresentava na cidade, distribuíram placas no centro e em menos de uma hora já estavam recolhendo o material.

# O próprio vice-prefeito foi até o circo e notificou o proprietário que se desculpou e de imediato deu a contraordem.

# Painéis promocionais estão expostos em diversos logradouros, dentre os quais na esquina da Rua Irmão Gabriel Leão e Avenida Borges de Medeiros, em frente à Câmara de Vereadores.

# O fato está sendo pautado na rádio corredor e a situação deverá perdurar até a última apresentação local do circo que está anunciando a vinda do ex. trapalhão Dedé Santana.

Os associados do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Getúlio Vargas (STIA), vão eleger em junho a diretoria, conselho fiscal e delegados para o próximo período.

# Conforme edital de convocação, o registro de chapa ou chapas inicia na segunda-feira (28) e encerra no dia 19 de maio.

# Com base nos municípios de Estação, Erebango, Floriano Peixoto, Getúlio Vargas e Ipiranga do Sul, o STIA é presidido por Paulo Roberto dos Santos.

Dito & Feito: 

Avaliadores do Ministério da Educação estiveram em Erechim nesta semana. Os técnicos, Cezar Augusto dos Santos e Márcia Charneca Vaz, verificaram as condições do município e de cidades da região, dentre elas Getúlio Vargas, para receber um curso de Medicina. Eles estiveram reunidos com representantes da secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

 

Gostou? Compartilhe