O projeto que transformará o Parque da Gare em um espaço multifuncional, com destaque para atividades de educação, leitura, esporte e lazer, está sendo finalizado para que o processo de licitação aconteça no segundo semestre deste ano. O projeto prevê a revitalização do parque, ampliação e construção de novos equipamentos públicos. Entre as novidades está uma biblioteca pública, um palco concha e um lago. O investimento é de R$ 8 milhões. Os detalhes completos deste novo espaço serão anunciados em maio pela Prefeitura de Passo Fundo. A revitalização do parque é uma das grandes reivindicações da comunidade há anos.
O projeto do Parque da Gare foi contratado no final do ano passado. A Secretaria de Planejamento já realizou a revisão final, e o projeto deverá ser enviado para a aprovação ambiental antes do processo de licitação. Os recursos para execução do projeto são provenientes de um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que faz parte do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodin). “Buscamos um conceito de parque com diversos equipamentos públicos. Não é só recomposição. Teremos muitas construções novas, banheiros novos, finalização e ampliação da pista de skate e das áreas de esporte. É um projeto complexo e um dos grandes anseios da administração, porque está no coração da cidade. O projeto está recebendo todo o carinho”, destaca a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert.
O projeto levou em consideração a opinião da de usuários do parque e de associações. A cultura, o esporte e o lazer farão parte do novo espaço. “É um parque nos moldes do Parque Ibirapuera (SP) que tem museu, espaço de lazer, lanchonete. Serão equipamentos vivos que qualificarão a educação e a cultura do cidadão. As atividades movimentarão o parque em todos os horários do dia e este movimento contribuirá para a segurança”, salienta a secretária de Planejamento.
A ideia é criar um espaço multifuncional que contemple todos os usuários. “Será um parque para as pessoas passarem o dia, ler um livro em torno do lago, fazer esportes. Estamos contemplando a maior variedade de atividades possíveis para vários tipos de usuários. É um parque dinâmico, vivo. Ficará belíssimo e estamos ansiosos para apresentar para a comunidade”, enfatiza Ana Paula.