Responsabilidade
Eu sei que o governo recolhe impostos e por isto deve realizar as tarefas públicas e entre elas a limpeza da cidade, mas vamos reconhecer que se cada um cuidar do seu lixo a cidade ficará mais limpa. Ações simples como reciclar o lixo, embalar de forma correta, não colocar em dias e horas incorretos e ainda não jogar no chão o lixo que deve estar na cesta ajuda e muito na limpeza da cidade.
Lixo
Em países da Europa já é proibido fazer lanches nas praças e parques, enquanto aqui estamos discutindo se deve ser permitido consumir bebida alcoólica. Na segunda pela manhã as ruas, canteiros e praças amanhecem com garrafas e papéis, fruto das festas daqueles que acham que o público é extensão da garagem de suas casas.
Transporte público
Outra questão é o transporte público. Enquanto nos países desenvolvidos se investe em subsídios para as empresas e ainda em obras de mobilidade urbana, no Brasil ainda vemos isto distante. O que se tem de fato são subsídios para a compra de carros, o que resulta no que vemos atualmente, quase um carro por habitante.
Transporte público II
O debate feito em Passo Fundo nas vilas e bairros, organizado pela Prefeitura através da ação do Secretário Cristian Thans demostra que a população quer transporte mais barato, ágil, confortável e que tenha preferencia no trânsito. O município de forma histórica traz o tema para ser discutido com quem usa o transporte e isto vai refletir na hora de uma licitação.
Mais médicos
Hoje ao inaugurar a UBS da Nenê Graeff o Prefeito Luciano Azevedo pode comemorar a construção em andamento de mais sete unidades de saúde e entre elas da Vila União que desde 2010 não saia do papel. Comemora ainda a vinda de seis médicos do projeto mais médicos do governo federal e destes quatro estrangeiros. Criticas a parte, faço as minhas ponderações de que estes profissionais vão atender uma população de 20 mil famílias que estavam desassistidas e que agora por três anos terão tranquilidade em receber o atendimento na hora da doença.
Mais médicos
As dificuldades na fala ou adaptações são compensadas pela vontade de fazer a diferença e de atender além do consultório. Ir até as casas, ouvir as pessoas e dar atenção aos seus pacientes. Isto faz a diferença e veremos ao longo do tempo que muitas pessoas precisam deste calor humano que a modernidade tem aos poucos desconsiderado.
Luis Artur
O secretário de saúde, Luís Artur tem se notabilizado por ser democrático. Despacha na secretaria, visita as unidades e conversa com os funcionários e população. Isto pode até não resolver todos os problemas, mas com certeza encaminha muitas soluções. A unidade inaugurada hoje funcionava em prédio alugado e depois passou para um espaço reformado pela associação. A equipe em 2009 se uniu e movimentou todas as associações da Uampaf para priorizar a inclusão e construção do ambulatório pelo PAC da saúde. Isto simboliza a união, persistência e principalmente planejamento. Parabéns aos lideres que lutaram e de forma especial o atual gestor que tirou do papel um sonho antigo de toda aquela região.
Uampaf
Na mesma reunião que a Graeff e Dona Júlia se movimentaram pela unidade, houve ainda o pedido da Vila união, Vila Nova e Schisler. Todas estas unidades estão bem encaminhadas. A Graeff pronta, Vila Nova verba liberada, União com obra em andamento e Schisler com emenda empenhada. A união faz a força.