OPINIÃO

Fatos - 01/05/2014

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Roteiro

A cúpula do Solidariedade estará em Passo Fundo nesta sexta-feira para uma agenda política. O deputado Cassiá Carpes, cotado para ser o candidato a vice na chapa de Ana Amélia Lemos, PP, acompanhará o grupo, liderado pelo presidente do SSD, Claudio Janta, candidato a deputado federal.  O Solidariedade também foi sondado para compor a chapa de José Ivo Sartori, PMDB, mas tudo indica que a opção será mesmo o PP. Uma reunião na semana passada, em Porto Alegre, com 60 lideranças do partido apontou para este caminho, segundo um dirigente local do partido. O SSD deve acrescentar cerca de 1min15 na propaganda eleitoral do partido aliado.  O foco do partido será a eleição de Janta e a expectativa é quanto ao desempenho do SSD.  Por enquanto, a nominata para deputado estadual não inclui nomes da região.

Anteprojeto

A Comissão Especial de Fiscalização de Bares e Boates da Câmara de Vereadores vai sistematizar as sugestões recebidas para a elaboração do projeto de lei que vai nortear o funcionamento destes estabelecimentos.  A proposta deve ficar pronta em 60 dias. “Tão logo tenhamos o marco regulatório pretendemos apresentá-lo, em audiência pública, visando discutir com a comunidade esse problema e, só então, transformá-lo em projeto de lei levando-o a votação” disse Márcio Pattussi, PDT.

Deboche

Em novembro do ano passado, o ministro da Justiça Eduardo Cardozo esteve em Passo Fundo para um encontro com lideranças ruralistas sobre os conflitos indígenas. Chegou ao município de forma discreta e saiu do mesmo jeito. Em Porto Alegre fez promessas que não foram cumpridas e, na quarta-feira, dois dias depois da morte de dois agricultores em Faxinalzinho, disse em entrevista a emissoras de rádio da Capital, que a situação fica difícil porque os dois lados não sentam na mesa de negociações: “Há um radicalismo imenso e a falta de disposição para o diálogo entre agricultores e indígenas no Rio Grande do Sul”.  Chega a ser um deboche.

Demora

Duas observações: Os governos federal e estadual demoraram muito para se manifestar a respeito dos assassinatos dos agricultores em Faxinalzinho. Sintoma da mesma demora no encaminhamento de solução para os conflitos.

Bairro

A administração municipal está satisfeita com o resultado do Programa Bairro a Bairro. Quatro edições já foram realizadas e a participação da população tem crescido. A ideia é descentralizar alguns serviços da administração, o que tem atraído o interesse de muitas Associações de Moradores, que buscam agendar datas para que isso aconteça ao longo dos próximos meses. 

Gostou? Compartilhe