A distribuição das doses da vacina contra febre aftosa inicia na próxima segunda-feira (05) em Passo Fundo. Elas serão distribuídas nas comunidades conforme cronograma abaixo e também na sede da Inspetoria Veterinária (Rua João de Césaro, 434 – Vila Rodrigues) até o dia 30 de maio. A distribuição das doses é gratuita para produtores que se enquadram no Pronaf e PECFAM
Para retirar as dores os agricultores devem levar documentos como CPF, RG e número de telefone. Isopor e gelo são obrigatórios para retirada da vacina. É preciso ainda que os agricultores apresentem informações sobre o número e sexo dos animais.
Os produtores que não se enquadram no Pronaf e PECFAM devem comprar a vacina e apresentar a nota fiscal na Inspetoria Veterinária.
Na primeira etapa da campanha, que acontece de 1º a 30 de maio, serão distribuídas cinco milhões de doses num investimento de R$ 8,5 milhões do Estado. Obrigatória, a imunização deve ser feita em todo rebanho bovino e bubalino estimado em 14 milhões de cabeças.
Eficiência vacinal
Conforme determina a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a cada dois anos é necessário realizar inquérito soroepidemiológico de eficiência vacinal. No Rio Grande do Sul, acontecerá este ano. As amostras serão coletadas em localidades e propriedades sorteadas entre todas as cadastradas na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).
Com isso, pretende-se comprovar eficiência da imunização do rebanho, que, na etapa de novembro do ano passado, chegou a 97,9% do total. Ainda em 2014 a Seapa fará estudo de circulação viral. A meta é comprovar que o vírus da febre aftosa não está circulando nos rebanhos. Ambos os testes serão realizados em propriedades diferentes.