OPINIÃO

Fatos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Corrida
O pré-candidato candidato ao governo do Estado José Ivo Sartori já percorreu 5 mil quilômetros nos roteiros agendados em 30 municípios, onde estão 21 Coordenadorias Regionais do PMDB. A caminhada representa 63% do território gaúcho. Nestes eventos regionais mobilizou peemedebistas de 319 municípios, entre os quais 93 prefeitos, 63 vices, 737 vereadores, 41 pré-candidatos a deputado estadual e 27 a federal. Os dados foram divulgados pelo partido na sexta-feira. E assim tem sido a rotina de todos os pré-candidatos. Mobilizar as bases antes do início da campanha eleitoral. A prática não deixa de ser uma forma de burlar o controle que a Justiça Eleitoral impõe a partidos e candidatos antes do início oficial da campanha. A mesma estratégia é adotada pelos pré-candidatos à Presidência. No caso das chapas proporcionais, a vantagem é para quem tem mandato. Nesta época, deputados costumam intensificar visitas aos municípios e veículos de comunicação, especialmente.

Campanha
Todos os pré-candidatos à Presidência da República aproveitaram o 1º de maio para fazer campanha, participando de algum tipo de evento. A presidente Dilma Rousseff teve a oportunidade de usar a rede nacional de rádio e televisão. Aumento do Bolsa Família e correção da tabela do Imposto de Renda foram as medidas anunciadas, oportunamente.


Roteiro
O Solidariedade cumpriu roteiro na sexta-feira em Passo Fundo e Carazinho. O partido está estruturado com 16 pré-candidatos a deputado estadual, um a federal e disponibiliza o nome do deputado Cassiá Carpes para ser vice (quase certo) na chapa do PP.

Visões
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, classificou de arbitrária a decisão de Joaquim Barbosa em cassar a liminar que impede a prisão domiciliar para José Genoíno. O ex-presidente do partido se apresentou ao Presídio da Papuda, na quinta-feira à tarde para cumprir a prisão. Falcão disse que se acontecer qualquer coisa com Genoíno, Barbosa será responsabilizado. Obviamente que a arbitrariedade é vista sob o ponto de vista político. Do ponto de vista jurídico, o laudo médico apontou que Genoíno não corre riscos, portanto não há sustentação para prisão domiciliar. Joaquim Barbosa cumpriu a lei como deveria ser.

Encontro
O DEM realiza dia 17 um encontro de formação de mulheres. Será a partir das 9h, no Plenário da Câmara de Vereadores. A presidente do DEM Mulher, Marilha Conceição, será a principal palestrante.

Retrato
O Palácio da Polícia, em Porto Alegre, teve uma das portas laterais arrombadas, na noite de quinta-feira, uma estátua danificada e um ventilador furtado. Não foi nada. Só retrata a que ponto chegou a segurança pública no Estado.

Gostou? Compartilhe