OPINIÃO

Coluna Saul - 06/05/2014

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Inocente
Tenho que reforçar porque lamentavelmente as pessoas esquecem com o tempo e com novas noticias. A morte de Bernardo, em Três Passos, é a demonstração de nossa incapacidade de nos indignarmos com os fatos e agirmos para tentar solucioná-los. Poderíamos aqui encontrar mil desculpas para Judiciário neste caso, mas em nenhum momento o sistema enfrentou o poder econômico e prestigio do pai para aplicar medidas protetivas àquela criança.

Inocente II
Se houve a tentativa de colocar esta criança em outra família que não aceitou, então de forma concreta já havia o convencimento de que com o pai do menino não estava protegido. O caso acabou como acabou. Mesmo que o pai não tenha arquitetado e colaborado com a morte do filho, é culpado pela omissão.

Impunidade
Mas vamos voltar a Passo Fundo e registrar algumas injustiças que acabam esquecidas. A morte da idosa, mãe do piloto Ricci, a morte do bombeiro que estava como vigilante em uma lotérica, o tiro que deixou o nosso professor Polippo na cama e tantos outros crimes que ficam impunes ou os criminosos cumprem penas de quatro a oitos anos e depois ganham a liberdade.

Impunidade II
Não sei o que nossos leitores pensam, mas o mundo está de cabeça para baixo e a vida deixou de ser sagrada. Hoje um vagabundo tira a vida de um trabalhador e quando menos esperamos está com sua pena cumprida. É mais fácil você apodrecer na cadeia por sonegação de impostos do que homicídio. É o capital tendo mais valor que a vida.

Impunidade III
Aqui eu quero relembrar crimes que marcaram Passo Fundo como o professor que foi morto, mas antes torturado pelos seus algozes. Do taxista Mário Camargo que deixou filhos menores e foi assassinado por dois milicos de Quarai em 1992 e que em menos de dez anos pagaram suas penas. Impunidade é o que leva a ação sem medo. Agem de forma covarde porque o sistema favorece quem não cumpre a lei e a cada dia que passa vemos crimes bárbaros acontecerem.

Impunidade IV
Guilherme de Pádua matou sua colega Daniela Perez e hoje está em liberdade. Encontrou Jesus e tudo resolvido. E a mãe, familiares e amigos da vitima? Qual a solução para a dor? Impunidade, pois com certeza se tivesse prisão perpetua as coisas mudariam neste país.

Crimes
Uma pesquisa aponta que em alguns países do mundo como Estados Unidos, Inglaterra e França de 80% a 90% dos crimes são solucionados e punidos. No Brasil não chegamos a 10% o que demostra a nossa incapacidade de justiça.

Índios
Esta história de índios e agricultores é coisa de politico sem escrúpulos. Isto mesmo, pois se houvesse boa vontade a situação seria resolvida sem conflito e não com mortes e atrocidades. Como dizia o meu saudoso amigo Júlio Rosa, primeiro se cria o problema e depois tentamos resolver o problema e nesta todos ganham. Os políticos de Brasília poderiam resolver ou até mesmo nem criar este problema, mas nos dois lados temos interesses e a defesa acaba por render votos. Quem perde são os índios e os agricultores.

Irmã Guiomar
Ontem falava com amigos da Santa Marta sobre a Irmã Guiomar que por décadas cuidou das crianças e adolescentes daquela região. Feliz das famílias que contaram com a Socrebe para criar seus filhos. Hoje vejo colegas que são empresários, dentistas, advogados, professoras, donas de casas, pedreiros e tantas outras profissões dignas. Colegas que como eu receberam a atenção, amor e alimentação das mãos desta mulher que foi um anjo em nossas vidas. Qualquer homenagem é pouco para Irmã Guiomar. Um abração e obrigado.

Voluntários
Respeito, admiro e homenageio aqueles que são voluntários, pois com certeza em um país que a cada dia que passa temos menos pessoas envolvidas com o trabalho voluntário, temos que render nossa gratidão para os que fazem a diferença.

Ginez
O Professor Ginez Leopoldo de Campos, organiza todas as informações sobre os mais de trinta conselhos que temos em Passo Fundo. A estruturação desta coordenadoria pelo Prefeito Luciano Azevedo foi de muita importância para que hoje Passo Fundo consolide o debate de politicas públicas discutida pelos conselheiros, que alias exercem seus mandatos de forma gratuita.

 

 

 

Gostou? Compartilhe