Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, oferecem oficinas em diversas áreas para toda a comunidade. A oficina de capoeira, desenvolvida no CRAS III, localizado no bairro Planaltina, é uma das mais procuradas. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, com ações sociais de inclusão e aprendizado de crianças e adolescentes.
A modalidade foi criada em 2007 e, desde então, tem grande procura por parte de alunos a partir dos cinco anos de idade. Para o professor responsável pela oficina, Evandro Mesquita, as aulas são uma forma de mostrar ao aluno o lado bom do esporte, através cultura da capoeira. “Muitos entram sem conhecer o real significado da capoeira. É importante no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes e ajuda no relacionamento entre os participantes”, destacou.
As aulas no CRAS acontecem todas as sextas-feiras nos turnos da manhã e da tarde. Já nas segundas-feiras, é possível participar das aulas que são realizadas na Escola Municipal Dom José Gomes, no Bairro Santa Rita, também pela manhã e pela tarde.
A idade limite para participar da oficina é dezesseis anos. Cerca de vinte vagas ainda estão abertas. Informações sobre como fazer as inscrições podem ser obtidas através do telefone do CRAS III: (54) 3312-0043.
CRAS
Passo Fundo conta com quatro CRAS espalhados pela cidade: o CRAS I, localizado no Bairro São José; CRAS II, no Bairro Vera Cruz; CRAS III, no Bairro Planaltina; e CRAS IV, localizado no Bairro Professor Schisler. Entre as oficinas oferecidas pelos Centros de Referência estão: artesanato, culinária, informática, percussão, esportes e outras. Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) pelo telefone (54) 3312-3070.
CRAS III oferece oficina de capoeira
· 1 min de leitura