Afago
Se depender dos apelos feitos no sábado, durante almoço de comemoração dos 25 anos de militância, o vice-prefeito Juliano Roso, PCdoB, será candidato a deputado estadual. Foi afagado pelas lideranças e aplaudido pelos mais de 300 participantes. O discurso mais enfático, porém, veio do prefeito Luciano Azevedo: “A cadeira que Juliano vai ocupar na Assembleia será a mesma que ocupei. Ele será o representante de Passo Fundo no Parlamento”, enalteceu. Embora tenha manifestado publicamente o apoio a Juliano, o prefeito pretende subir no palanque de todos os candidatos de partidos que integram a base do seu governo, desde que seja convidado para isso e, necessariamente, fora do horário de expediente na prefeitura.
Balanço
Antes disso, Luciano aproveitou para fazer um rápido balanço da administração, dizendo que dos 78 temas tratados na campanha eleitoral por ele e por Juliano, 64 já foram executados, em cerca de 15 meses. Agradeceu ao PCdoB pela parceria na caminhada.
Agenda
O ministro da Justiça José Eduardo Cardoso estaria com agenda marcada para Passo Fundo na quarta-feira. A informação partiu do coordenador geral da Fetraf/Sul, Rui Valença, mas não foi confirmada pela assessoria do Ministério. O assassinato de dois agricultores em Faxinalzinho, na semana passada, em confronto com índios, seria a motivação. Agenda sem solução é passeio.
Fechado I
O PP fará um ato oficial no dia 24 para anunciar a aliança em torno da candidatura de Ana Amélia Lemos para o governo do Estado. O partido bateu martelo em torno dos aliados, em reunião realizada ontem. PSDB e Solidariedade estarão juntos. O deputado Cassia Carpes se firma como pré-candidato a vice. Os tucanos garantirão palanque para Aécio Neves no Estado e poderão ter a vaga do Senado, numa eventual eleição de Ana Amélia.
Fechado II
PDT e DEM também firmaram aliança ontem para o governo do Estado. Fechados para o palanque de Vieira da Cunha, os dois partidos disputarão juntos na proporcional a deputado federal, mas sozinhos ou aliados a outras siglas para deputado estadual. O caminho está aberto para mais um palanque para Aécio Neves.