O salão de eventos da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo está lotado para as últimas homenagens ao ex-reitor da instituição Pae. Alcides Guareschi. Ele morreu na madrugada desta terça-feira, no Hospital São Vicente de Paulo, onde estava internado na CTI desde o dia 22 dde dezembro do ano passado. O velório de Guareschi em Passo Fundo segue até o meio dia. Depois, o corpo será transladado para Colorado, terra natal de Pe. Alcides, e onde ele será enterrado, no final da tarde.
Alguns depoimentos:
"Nós temos que agradecer pelos anos de convivência com o Pe. Alcides. Pela sabedoria, pelo conhecimento e pela grande pessoa que ele foi", afirmou o reitor da UPF, José Carlos Carles.
"É importante lembrar o que ele propôs, o que incentivou e o que ele fez pela nossa cidade. Ele marcou pelo simples e pelo complicado, pois enfrentou muitas arestas e conseguiu sair delas com o poder da palavra", relatou Jalila Patussi, que trabalhou com Guareschi por 45 anos.
"Esperança era uma palavra que ele usava muito", comentou sua irmã Zélia Guareschi Fiorezi. "Ele ajudava muita gente, mas em silêncio, não divulgava. Algumas ações ficamos sabendo apenas anos depois", comentou
Biografia
Elydo Alcides Guareschi nasceu em 26 de fevereiro de 1931, em Colorado (RS), filho de Guerino Guareschi e Oliva Pasinatto Guareschi. Iniciou os estudos primários em Linha Coati. Os ensinos fundamental e médio foram concluídos no Seminário Menor em Santa Maria (RS). No Seminário Central de Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, cursou Filosofia e Teologia. É formado também em Direito. Em 1957 trabalhou como professor da Faculdade de Filosofia da UPF. No ano seguinte tornou-se professor da Escola Normal Osvaldo Cruz e do Ginásio Osvaldo Cruz. Em 1961, foi diretor da Faculdade de Filosofia e em 1966, nomeado cônego do Cabido Diocesano e Juiz do Tribunal Eclesiástico Regional. No ano de 1969, foi eleito vice-reitor da UPF e em 1982, reitor, tendo sido reeleito em 1985 e em 1990, permanecendo no cargo até 1998. No ano seguinte participou do Colégio de Consultores e tornou-se coordenador do Tribunal Eclesiástico. Foi secretário da Educação de Passo Fundo no período de 2005 a 2008 e presidiu a Organização do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano. Recebeu os títulos de Educador Emérito, outorgado pelo Governo do Estado do RS e Cidadão Passo-Fundense, além de Doutor Honoris Causa pela UPF.