Atraso no repasse de recursos preocupa entidades

Com cinco meses de atraso, algumas entidades de assistência social de Passo Fundo estão com dificuldades para realizar atendimentos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Entidades de assistência social que dependem de recursos da Prefeitura de Passo Fundo, correm o risco de reduzir atendimentos em função da morosidade na assinatura de convênios. Isso porque, o prefeito Luciano Azevedo emitiu ordem de serviço alterando o encaminhamento e abertura de processos para convênio com o município, o que tem burocratizado o sistema. Se tratando de entidades de assistência social, o processo passou a ser aberto diretamente na SEMCAS (Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social), desde que a entidade possua toda documentação necessária.

Segundo o secretário Saul Spinelli, uma das exigências mais importantes é a prestação de contas do ano anterior, que é encaminhada para um contador e posteriormente aprovada. Ele destaca que a não entrega dessa documentação, o recurso também irá atrasar, pois precisa passar por um processo burocrático necessário. “Essa ordem de serviço do prefeito faz com que a secretaria organize todo processo e faça uma prévia conferência dos documentos antes que sejam repassados a outros setores, o que desacelera o andamento”. Porém, conforme Saul, o atraso se torna maior pela demora na entrega dos documentos. “Agora as orientações já estão sendo feitas e ainda nesta semana vamos nos reunir com as entidades que estão pendentes”, destaca.

O secretário frisa ainda que o setor administrativo da Semcas foi reforçado com mais dois funcionários para agilizar a questão dos convênios, e que o diálogo está sendo mantido diretamente com as entidades. Ele também destaca que duas instituições já estão recebendo os recursos: Lar Emiliano Lopes e SAMI. E outras três passaram por adequações e vão receber em breve o auxilio, inclusive retroativo dos meses passados: Associação Educativa Agostini, Fundação Lucas Araújo e Leão XIII.

Gostou? Compartilhe