Aveia é alternativa no inverno

Cereal pode ser utilizado para comercialização, alimentação do rebanho e cobertura do solo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na safra de verão, mais de 6 milhões de hectares foram destinados ao cultivo de grãos no Rio Grande do Sul. Se nos dias mais quentes o período é de abundância na produção, no inverno, os números mudam. Mesmo com a expectativa de aumento na produção de trigo e com o crescimento da canola, pelo menos 80% dessa área não deve ser cultivada.

A aveia aparece como alternativa para suprir essa defasagem. “É melhor que o produtor plante aveia ou azevém do que deixe a terra em pousio,” explica o engenheiro agrônomo e diretor do Grupo FLOSS Luiz Gustavo Floss. Da colheita ao plantio da soja, são 8 meses de intervalo. Nesse período, normalmente, chove cerca de 1 500 mm. Segundo Luiz Gustavo, se a terra ficar descoberta nesse intervalo, aumentam as chances de problemas de compactação do solo pela chuva.

Além disso, as coberturas de inverno favorecem a absorção e a reciclagem dos nutrientes que sobraram da cultura anterior e protegem o solo contra enxurradas e erosões. A região norte, referência em produção leiteira, também ganha com essa aposta. Isso porque a forrageira pode ser destinada para a pastagem. Já quem prefere a aveia branca pode obter lucros com a comercialização.

Incremento na renda que fez o produtor rural Diones Vaseran Carmo apostar na cultura. Desde 1989, ele planta aveia branca. Neste ano, vai cultivar mil hectares nas propriedades em Pontão e Passo Fundo, na região norte, e em Boa Vista do Cadeado, na região noroeste do estado. “Já que eu precisava fazer a cobertura do solo, por que não investir um pouco mais e comercializar o grão?” Diones conta ainda que a venda da produção alcança cerca 85% do valor que o trigo é comercializado. Os custos da lavoura, por outro lado, caem pela metade em comparação com o trigo. Além de dar aquela mãozinha para o preparo do solo, a aveia ainda pode ser parceira da rentabilidade.

Gostou? Compartilhe