Além de incentivar a prática de esportes, uma das propostas da 3° Macro Olimpíada das APAEs do Rio Grande do Sul é também estimular o desenvolvimento físico, cultural e social dos atletas, através da interação com demais entidades que atendem pessoas com deficiência. Na quarta-feira, 14, o campo de atletismo da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UPF vai receber atletas dos Conselhos Regionais que abrangem as APAEs do Rio Grande do Sul, para a eliminatória que vai classificar para a Olimpíada Estadual das APAEs, que será realizada ainda neste ano. As competições acontecem nos turnos da manhã e da tarde, são 140 atletas de 15 APAEs, que disputam nas modalidades de salto em distância, corrida, arremesso, futsal, futebol e caminhada.
É com ansiedade que os competidores aguardam a chegada da quarta-feira. Jonas Maiquel Pischek é aluno da EJA, Educação de Jovens e Adultos, e vai competir pela primeira vez a caminhada especial com andador e apoio. “Eu convidei toda a minha família para ir torcer”, falou Jonas com entusiasmo.
Além da expectativa e da ansiedade os últimos meses tem sido de preparação para os competidores da APAE de Passo Fundo. “Desde de 2011 eles estão se preparando e querem vencer algo diferente e também se destacam pela liderança.” Explicou o coordenador da 3° Macro Olimpíada e professor de educação física da APAE de Passo Fundo, Fabiano de Oliveira da Silva.