Com a intenção de aperfeiçoar os serviços de coleta, triagem e disposição final de resíduos, a Prefeitura de Passo Fundo finalizou os trabalhos de pavimentação na Central de Triagem e Transbordo de Resíduos Sólidos Urbanos. A entrega da obra para a comunidade foi realizada na manhã dessa segunda-feira (12). O investimento de R$ 250 mil em recursos próprios do município, possibilitou o asfaltamento interno do pátio de acesso e a melhoria da circulação de veículos entre os pavilhões.
Atualmente, a Central de Resíduos Sólidos recebe todo o lixo produzido no município, cerca de 150 toneladas ao dia. Entre os serviços realizados, estão a pesagem dos resíduos, a triagem e seleção pelos recicladores que reaproveitam materiais e o transbordo do que não é reciclável, posteriormente encaminhado para o aterro sanitário licenciado de Minas do Leão.
O secretário executivo da Associação das Entidades do Projeto TransformAção, Volnei Fortuna, relata o avanço significativo e histórico. “Esse era um pedido antigo nosso, de mais de 10 anos. A ampliação e qualificação do trabalho será possível, nosso material fica mais limpo, sem terra e pedra”, disse. O coordenador do Recibela, Nelson Claros de Ramos, também destaca as melhorias pontuais com mais geração de emprego e renda. “É um investimento que possibilita reciclar mais e diminuir o transbordo, além de gerar economia”, observou.
O prefeito Luciano Azevedo conversou com os trabalhadores que utilizam os resíduos como fonte de renda através da reciclagem e reforçou o comprometimento em cuidar da questão. “A entrega desta obra merece atenção porque não é apenas uma obra, é a preservação do meio ambiente. Queremos mais pessoas trabalhando e ganhando mais, mas para isso acontecer, é preciso aumentar a reciclagem”, frisou.
Produtividade
Entre as melhorias realizadas pela Prefeitura com o asfaltamento interno estão: o aumento da qualidade dos serviços realizados pela equipe que trabalha na Central, melhores condições de trabalho para os recicladores, mais higiene nas operações e a diminuição do risco de contaminação do solo.
Central de Resíduos Sólidos recebe investimentos e novas instalações
· 1 min de leitura