OPINIÃO

Mesa de diálogo após duas mortes

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A expectativa de que o Ministro José Eduardo Cardoso (PT), da Justiça, estivesse em Faxinalzinho na quarta-feira (7), não se confirmou. O convite para as partes envolvidas no conflito participarem da chamada Mesa de Diálogo RS foi feito por meio de nota oficial divulgado pelo próprio Ministério dez dias depois de duas mortes. Enquanto agricultores e os índios caingangues aguardam a reunião agendada para o dia 22 de maios em Brasília, a situação se mantém tensa O clima é de medo, as aulas não tem prazo para serem retomadas e a estrada que liga Faxinalzinho a Benjamin Constant do Sul voltou a ser fechada pelos indígenas.

Encontro interrompido
Na sexta-feira (9) o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) esteve em Faxinalzinho para uma reunião entre indígenas e agricultores. Durante o encontro, a Polícia Federal, de posse do mandato expedido pela Delegacia da PF Passo Fundo, efetuou a prisão de sete índios por suspeita de assassinato de Anderson e Alcemar de Paula, no dia 29 de abril. O secretario Elton Scapini (PT), titular da SDR criticou a forma de atuação da Polícia Federal. Natural de Getúlio Vargas, onde é latente o litígio entre guaranis e agricultores, Scapini classificou como inoportuna a ação das autoridades policiais.
 
Câmara e Assembleia Legislativa
Na Câmara Federal, a Comissão de Agricultura solicitou a convocação dos ministros Gilberto Carvalho e José Eduardo Cardozo, da Secretaria Geral da Presidência da República e do Ministério da Justiça, para prestarem esclarecimentos sobre os assassinatos dos dois agricultores em Faxinalzinho. O requerimento de convocação foi apresentado pelos deputados Luis Carlos Heinze (PP) e Giovanni Queiroz (PDT-PA). Na Assembleia Legislativa, o presidente Gilmar Sossella (PDT) propôs a criação de uma comissão de representação externa.  O deputado Gilberto Capoani (PMDB) se prontificou a recolher as 19 assinaturas necessárias para sua instalação.

Frustração das duas partes
Lideranças caingangues, reunidas na aldeia Kandoia, em Faxinalzinho redigiram e enviaram um documento ao ministro da Justiça reiterando suas reivindicações, entre elas a publicação imediata da portaria declaratória que reconhece em definitivo o território reivindicado.  Não escondem a frustração com o integrante do governo da presidente Dilma, que cancelou por cinco vezes reuniões marcadas com eles. A mesma frustração é visível com o governo do município que acredita que a presença de Eduardo Cardoso poderia acalmar a situação. A cidade está praticamente isolada.

Curtas:
# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas aprovou na sessão realizada na noite de quinta-feira (8) projeto de Lei enviada pelo executivo para adesão ao Programa Mais Médico.
# A iniciativa do governo federal, que contemplou centenas de municípios com profissionais de outros países, na maioria formados em Cuba, recebeu desde o início o apoio do vereador Elgido Pasa (PP), Secretario Municipal da Saúde.
# Já o prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM), que jamais escondeu sua contrariedade ao programa federal e tem sido um ferrenho opositor aos governos federal e estadual, colocou os interesses da comunidade acima de suas convicções ideológicas.
 # Na mesma sessão o vereador Nelson Rogalski (PP) teve aprovado o pedido de envio de moção de pesar as famílias de Alcemar Batista de Souza e Anderson de Souza, brutalmente assassinados em Faxinalzinho.
 # A Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACISAT) e a Prefeitura Municipal uniram forças para a 8ª Expo Tapejara.
# O lançamento da feira ocorreu na noite de quinta-feira (8), durante solenidade realizada no Clube Comercial.
# Com periodicidade bianual, a ExpoTapejara será realizada entre os dias oito e dez de agosto quando também acontece o VIII Seminário Sul Brasileiro de Agronegócios e o 3º Fórum da Agroindústria.
# Na última edição a expo-feira recebeu mais de 70 mil visitantes e os negócios superaram os R$ 30 milhões.
# O advogado Alfeu Antônio Zilio (PMDB), suplente na atual legislatura, assumiu no dia 22 de abril a titularidade no legislativo estaçonense.
# Ele ocupa a vaga do colega de bancada, vereador Evandro Antônio da Silva, que se licenciou do cargo por 120 dias.
Dito & Feito:
O PP do Alto Uruguai deverá ter candidato a deputado estadual na eleição de outubro. O anúncio da pré-candidatura de José Mantovani ao Palácio Farroupilha ocorreu na terça-feira (6) no Clube Caixeral de Erechim. Mais de 250 filiados do PP de toda a região participaram do evento político que contou com a presença de Celso Bernardi, presidente estadual da sigla. O PP, que terá a senadora Ana Amélia Lemos como candidata a governadora, vai apoiar Aécio Neves (PSDB), contrariando a sigla que está fechada com a presidente Dilma (PT).

Gostou? Compartilhe