Desde 2003, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, através da Enfermagem, realiza o projeto Assistência Pós-Alta Hospitalar que tem a finalidade de diminuir as reinternações e, ao mesmo tempo, humanizar o atendimento. Em 2014, este projeto começou a ser realizado, de forma pioneira, pela equipe da Residência Multiprofissional em saúde, programa desenvolvido pelo HSVP em parceria com Universidade de Passo Fundo (UPF) e Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo. O programa conta com profissionais das áreas de Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia, que atuam na Atenção ao Câncer e Saúde do Idoso e realizam os cuidados de maneira interdisciplinar.
As residentes em Enfermagem, Michele Antunes, em Fisioterapia, Caroline Guariente, Nutrição, Vanessa Bertoni e em Farmácia, Francine Bhuler, elaboraram um plano de atendimento aos idosos, com orientações sobre alta hospitalar durante o período de internação e programaram as visitas domiciliares de acompanhamento ao idoso pós-alta. “Elaboramos uma cartilha que é entregue aos pacientes com as orientações de cada área profissional, para que o familiar do paciente tenha um amparo durante o cuidado prestado ao mesmo. Essa orientação prestada durante a internação é importante para não sobrecarregar o paciente de informações no momento da alta, e também servirá como apoio no pós-alta”, destaca a equipe.
O atendimento, realizado inicialmente no posto 7, segundo as residentes, é destinado a pacientes idosos com doenças crônicas, que fazem acompanhamento com a Residência Multiprofissional e que precisam de cuidados especiais. “Fazer o acompanhamento deixa os pacientes e os familiares mais tranquilos. Tirar dúvidas, conversar sobre as situações que ocorrem no cotidiano, dar dicas vão auxiliar os cuidadores e propiciar melhoras ao paciente. Se alguma intercorrência é detectada, entramos em contato com os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde, que vão tomar as medidas necessárias".
Agrega valor
Na sexta-feira, 09, a equipe visitou, pela segunda vez, a casa de seu Antenor de Oliveira, 74 anos. As residentes do HSVP avaliaram, conversaram com os familiares e orientaram sobre os cuidados que devem ser realizados no dia a dia. A alimentação, os movimentos, a medicação, a higiene, a respiração, tudo foi observado de forma multidisciplinar pela equipe. Evanir de Oliveira, esposa de Antenor, aguardava ansiosa a visita e conta que o esposo fica muito feliz com a presença das residentes. “Elas fazem o atendimento, perguntam como ele está e ajudam caso precisamos solucionar alguma dúvida ou intercorrência que surgiu em casa. A avaliação positiva de Evanir e Antenor é muito importante para o projeto desenvolvido pela Enfermagem e Residência Multiprofissional do HSVP. “É gratificante poder fazer este trabalho. Nós percebemos que estamos ajudando bastante o paciente, e ficamos com a sensação de dever cumprido”, destacam as residentes.