OPINIÃO

Fontes em Off - 16/05/2014

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Enem

A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já recebeu mais de 2,2 milhões de inscrições. O balanço do total até o meio-dia de ontem foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições estão abertas desde segunda-feira (12) e se encerram no próximo dia 23, pela internet. O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. O valor da taxa de inscrição é R$ 35 e deve ser pago até 28 de maio. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos.

Riocentro

No ano em que o golpe militar de 1964 completa meio século, a Justiça vai rever crimes cometidos por agentes do Estado contra civis. A Justiça Federal no Rio de Janeiro aceitou denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e vai iniciar ação penal contra seis acusados de participação no atentado à bomba no Riocentro, em 1981, dos quais cinco são oficiais do Exército e um é delegado de polícia. Serão julgados por tentativa de homicídio doloso, associação criminosa, transporte de explosivos, favorecimento pessoal e fraude processual os generais reformados do Exército Nilton de Albuquerque Cerqueira, então comandante-geral da Polícia Militar; Edson Sá; e Newton Cruz; o major reformado Divany Carvalho Barros, o coronel da reserva Wilson Luiz Chaves Machado e o ex-delegado Cláudio Guerra.

Protestos

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse ontem que os protestos que ocorrem em diversas cidades não assustam o governo. Segundo ele, os protestos são democráticos desde que os manifestantes não recorram a atos de violência, e os atos têm apresentado demandas sem relação direta com a Copa do Mundo.

Escola Sesc

Seguem abertas até 25 de maio as pré-inscrições para a Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), localizada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. A instituição é uma escola-residência onde residem cerca de 500 alunos provenientes de todos os estados da federação e do Distrito Federal, juntamente com os professores. Fundada em 2008, a Escola proporciona aos estudantes um programa acadêmico individualizado e condições diferenciadas de apreensão dos conteúdos propostos e, ainda, qualificação profissional em parceria com o Senac. Além disso, os estudantes participam de Programas Esportivos, Projetos Sociais, Programas de Intercâmbio e Viagens Pedagógicas. Para mais informações acesse o site www.escolasesc.com.br,  ou entre em contato com o Sesc Passo Fundo pelo fone (54) 3313-4318.

Fuscas

O Bella Cittá Shopping Center, em uma promoção até então inédita, realiza em parceria com o Passo Fundo Fusca Clube, o 1º Encontro de Fuscas e Derivados no 4º andar - Estacionamento, neste sábado (17) das 10h às 17 horas. O último encontro realizado pelo PFFC aconteceu no ano de 2006 e aconteceu no estacionamento aberto que era em frente ao hipermercado, hoje, atual torre do Shopping e hotel. O encontro é aberto para proprietários de Fuscas e Derivados. Para participação é necessária a doação de 1 kg de alimento não perecível, que dará direito a uma camiseta de participação (primeiros 50 inscritos). O Passo Fundo Fusca Clube, realiza neste o seu Preview para o Passo Fundo Volks Jam #14, o encontro Sul Americano de Fuscas e Derivados a Ar, que ocorre, como de costume no mês de junho. 

Protestos

Diversas mobilizações aconteceram ontem em todo o país, marcando o 15M - Dia Internacional de Lutas contra a Copa. O questionamento expressa a indignação de movimentos sociais, organizações civis, partidos políticos, pessoas atingidas por grandes obras e ativistas. Eles foram para às ruas com a bandeira: "Copa sem povo: tô na rua de novo". As mobilizações deste 15 de Maio, intitulado 15M - Dia Internacional de O movimento foi organizado pela Associação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop), para denunciar violações de direitos humanos que ocorreram durante a preparação do Mundial. Eles apresentam 11 reivindicações, dentre as quais, o arquivamento dos projetos de lei que tipificam crime de terrorismo ou ampliam penas para danos causados durante manifestações. Os atos também cobram a desmilitarização das polícias, pensão vitalícia para as famílias dos nove operários mortos trabalhando na construção de estádios da Copa, bem como a responsabilização das construtoras.

Gostou? Compartilhe