A festa em comemoração ao primeiro ano do projeto Adoção Animais Passo Fundo foi realizada no domingo (18), na Praça da Mãe. O projeto desenvolvido por protetoras independentes tem como principal ferramenta uma página no Facebook. Através desta iniciativa, o grupo já conseguiu achar um lar para mais de 500 animais abandonados. O evento realizado ontem realizou uma feira de adoção, um concurso do vira-lata mais simpático, desfile das celebridades pet, shows e arrecadou doações de alimentos e materiais necessários para o trato dos animais.
A página, que já possui mais de 5 mil curtidas, tem o intuito de ajudar a promover a adoção dos animais. Durante a festa na Praça da Mãe, o público pode conferir animais famosos de Passo Fundo como o cachorro Seco, que ficou esperando na porta do hospital o dono que estava internado, a gatinha Agnes, que infelizmente ficou conhecida depois de ser maltratada, a cadela Pretinha, que é cuidada pelos taxistas da Praça Tocheto, o cachorro Abusado, adotado pelo Centro Clínico Veterinário, e a galinha Valdirene, que é a mascote do brechó que ajuda protetoras independentes.
De acordo com a coordenadora do projeto Adoção Animais Passo Fundo, Cassiana de Medeiros, a iniciativa reúne cerca de 20 protetores independentes que atuam em prol dos animais de rua. Ainda há cerca de outros 500 animais esperando por um dono. “A gente trabalha com nossos próprios recursos, com doações e com ajuda de colaboradores mensais. Não temos sede. Levamos os animais para a nossa casa, tentamos um lar provisório e em último caso, depois de castrados, devolvemos pra rua e ficamos monitorando. É um trabalho difícil porque não temos muitos recursos”, explicou Cassiana.
A festa de um ano da página Adoção Animais Passo Fundo e os detalhes deste projeto serão tema do Comunidade em Ação do Jornal O Nacional que será publicado na terça-feira (20).